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Cliente satisfeito: 5 dicas práticas para implementar agora em sua clínica

Todos os empreendedores que abrem um negócio têm uma preocupação em comum: manter o seu cliente satisfeito. Aqueles que já experimentaram os serviços de sua clínica e ficaram felizes com o resultado obtido são os maiores divulgadores da sua marca. Como dizem por aí, um cliente satisfeito é o melhor marketing que sua empresa pode ter.

Isto é um fato! Uma pessoa que passou por uma experiência positiva no seu estabelecimento, desde o momento do atendimento inicial à finalização do processo de compra, ela se torna fiel a sua marca. Consequentemente, irá indicá-lo naturalmente para as pessoas que tem convívio.

Uma pesquisa de tendências da Zendesk nos mostra que 51% dos clientes fazem o possível para voltar a fazer negócio com empresas onde se sentiram satisfeitos com a experiência obtida. Enquanto isso, quase metade dos entrevistados afirmam que após uma experiência ruim procurariam outras empresas concorrentes.

A satisfação durante a experiência de compra chega a ser mais importante do que o preço do serviço ou produto da empresa para cerca de 67% dos consumidores, conforme pode-se acompanhar no estudo do IDC junto a LogMeIn.

Portanto, implementar ações voltadas para manter o seu cliente satisfeito – sempre! – é uma das grandes e importantes estratégias para fidelizar os já clientes, aumentar suas vendas e garantir que seu negócio seja um sucesso.

Philip Kotler, o pai do marketing, já dizia que “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Em tempos onde experiências e relacionamentos nos negócios contam tanto quanto a qualidade do produto e/ou serviços prestados, manter e fidelizar clientes atuais é melhor que destinar todos os esforços para conquistar novos.

Vantagens de contar com clientes satisfeitos

Um cliente satisfeito trará diversas vantagens para seu negócio. Confira os principais benefícios.

Cria um público fiel para a marca

O cliente que está plenamente satisfeito com os serviços prestados na sua clínica de estética se torna um defensor da sua marca, gerando muito valor para o seu negócio. Sabemos do poder de influência que indicações pessoais tem e os clientes fieis serão aqueles que irão indicá-lo em todas as oportunidades que tiverem. Além de darem todo o suporte necessário ao seu negócio em momentos cruciais, como o lançamento de novos serviços ou eventuais crises.

Diminui os custos

Custa muito mais para o seu negócio adquirir novos clientes do que fidelizar aqueles que já passaram por toda a jornada de compras. Trabalhar todos os leads do seu funil de vendas gerará um gasto maior, já que nem todos eles serão convertidos em clientes efetivamente. As estratégias voltadas para a aquisição de novos clientes são muito mais trabalhosas e financeiramente mais dispendiosas do que as ações focadas na satisfação dos já clientes.

Mantém o negócio saudável

A empresa que se preocupa com o cliente satisfeito garantirá que seu negócio fique saudável por mais tempo, tanto pelo lado financeiro quanto pela reputação e confiança. Os clientes satisfeitos confiam no seu negócio, não sendo necessário desenvolver ações para convencê-los a comprar de novo com você. Sem contar que diminui significativamente as reclamações e má fama de mercado, já que eles só terão experiências positivas com a marca.

Atrai novos clientes e aumenta as vendas

Um cliente satisfeito não poupa esforços para falar bem da sua marca publicamente e indicar os seus serviços para os familiares e amigos. Se você passou por uma boa experiência com uma empresa, você vai indicá-la para quem precisa do mesmo serviço que você.

E como já foi dito, uma indicação hoje exerce muito mais influência na decisão final de compra do que uma ação promocional, por exemplo. O marketing boca a boca é considerado uma eficiente forma de atrair novos clientes, aumentando as chances de fechamento de vendas e faturamento.

O que fazer para o cliente ficar satisfeito?

Por mais que não exista uma fórmula mágica que irá garantir a satisfação total dos clientes, existem estratégicas que, se bem aplicadas, podem garantir que eles fiquem satisfeitos com os serviços prestados por sua clínica.

Abaixo listamos cinco dicas práticas que são fundamentais para aperfeiçoar o bom relacionamento com o seu cliente.Grau de satisfação do cliente

1. Preze em oferecer um bom atendimento

Investir em um bom atendimento é um dos principais fatores que levarão à satisfação do cliente e sua fidelização. Afinal, o atendimento é a primeira impressão que ele terá da sua clínica, sendo determinante para a sua tomada de decisão.

Faça com que o atendimento seja seu diferencial frente à concorrência cada dia mais acirrada. Todos os profissionais do negócio devem estar alinhados e treinados para prestar o melhor atendimento dentro das expectativas do cliente.

Ofereça um atendimento rápido, objetivo e eficiente. O cliente busca por respostas rápidas para seu problema, sem enrolação ou muita insistência por parte do profissional. Busque entender exatamente o que ele procura e entregue um atendimento personalizado e voltado para as suas necessidades.

Não se esqueça nunca que a empatia deve estar presente em todo o processo. Se colocar no lugar do cliente e oferecer a ele o tratamento que gostaria de receber é essencial para que ele se sinta bem na sua clínica e se torne um cliente satisfeito e fiel à sua marca.

2. Conheça o seu cliente para saber exatamento como conseguir atendê-lo da melhor maneira

Para que consiga deixar o cliente satisfeito com o atendimento prestado é importante entender qual é o perfil dele, quais suas necessidades, dores e expectativas.

Traçar às características desse cliente, através da definição da persona, é o passo inicial para entender quais foram os motivos pelos quais aquele cliente procurou pela sua clínica e conseguir dar a ele a solução para essas dores, atendendo exatamente a necessidade desse consumidor.

Isso fará com que ele se sinta acolhido no seu espaço, perceba valor nesse atendimento e fique satisfeito com a forma com que foi recebido e tratado. Cliente feliz aumentam as chances de fidelização.

3. Faça pesquisas de satisfação continuamente e procure resolver de forma ágil todos os pontos de melhoria detectados

Por mais que os profissionais da sua clínica empenhem-se em prestar um bom atendimento, só é possível medir o nível de satisfação dos clientes através de pesquisas específicas para esse fim.

As pesquisas de satisfação fornecerão dados mais precisos sobre as etapas de atendimento, mensurando diferentes quesitos e identificando quais as áreas e pontos necessitam de maior atenção e aperfeiçoamento. Elas auxiliarão na comparação entre a expectativa do cliente e a experiência que ele efetivamente teve.

Forneça um canal para que os clientes possam dar o feedback sobre o atendimento recebido, deixando suas opiniões, críticas e sugestões. Informe a eles da importância dessas respostas para obter dados precisos que possam ajudar a melhorar os processos internos da sua clínica.

Existem canais e ferramentas gratuitas para confecção de formulários de pesquisa, como o Google Forms.

4. Ofereça produtos de qualidade

Não há bom atendimento que supere as frustações de receber um produto ou serviço ruim. Um cliente satisfeito com todo o processo de atendimento antes da venda ficará decepcionado ao se deparar com um tratamento estético que não tratará os resultados que ele procura.

É importante investir em equipamentos de qualidade, feitos com alta tecnologia, por fabricantes certificados e que tenham experiência no segmento. Dessa forma, você garantirá que os serviços prestados na sua clínica atendam às expectativas do seu público.

5. Mantenha o relacionamento mesmo após a venda

Tão fundamental quanto traçar estratégias voltadas para a venda, é desenvolver um planejamento que contemple ações focadas no pós-venda. É um erro achar que depois que o cliente já consumiu seu produto e/ou serviço ele deve ser esquecido.

Justamente por já ter passado por essa experiência, principalmente se ela tiver sido positiva, é que tem que haver uma atenção especial com esse cliente satisfeito. Afinal, além de aumentar a chance de efetuar novas compras, clientes satisfeitos indicam o seu trabalho para outras pessoas, não é mesmo?

Manter o contato com esse público é uma das melhores formas de continuar o relacionamento empresa/cliente. Seja enviando pesquisas de satisfação, mensagens personalizadas em datas específicas, materiais ricos sobre a sua área de interesse ou novas oportunidades de serviços e promoções especiais. O importante é que ele saiba que está sendo lembrado e valorizado, não deixando sua marca ser esquecida.

Ah, não se esqueça de enviar conteúdos e materiais que realmente possam interessar para o seu público, de acordo com o perfil de compra e necessidades dele. Receber comunicações que não fazem nenhum sentido para eles poderá surtir efeito contrário do desejado.

Pronto para implementar essas dicas na sua clínica?

Depois de todas as informações passadas nesse texto, ficou claro o quanto um cliente satisfeito é fundamental para o sucesso do seu negócio, certo?

O atendimento eficiente aliado a um bom relacionamento com o seu cliente, é um dos grandes segredos para fidelizar o seu público, atraindo novos clientes e aumentando o lucro do seu negócio.

Só não se esqueça de traçar o perfil do seu público alvo antes de tudo, para que consiga personalizar a forma de comunicação e adaptar as estratégicas para que atendam as necessidades e resolvam as dores do seu cliente.

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