A Black Friday já está se aproximando e esta é uma das datas do calendário comercial mais esperada do ano. Consumidores aguardam ansiosos o momento de comprar aquela lista de itens desejados com os melhores preços e condições. E os empreendedores como você, dono de clínica de remoção de tatuagem, tem a oportunidade de atraírem novos clientes.
Tradicionalmente acontecendo na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é uma das datas do ano que o mercado fica aquecido e as vendas potencializadas. É a oportunidade perfeita para a sua clínica de estética atrair novos clientes ou motivar aqueles que estão na sua base de dados a marcarem um horário.
Se a sua clínica ainda não tem nada preparado, calma que ainda dá tempo de planejar. Separamos 7 dicas para colocar em prática e te ajudar a aumentar as suas vendas e dar uma maior visibilidade aos seus serviços. Continue a leitura e veja como a black Friday estética pode te surpreender!
7 dicas para aumentar as vendas na sua clínica de remoção de tatuagem
1- Faça um bom planejamento de campanha
Lançar uma campanha promocional para a black Friday sem planejamento é um tiro no pé! É importante que você avalie todos os detalhes que envolvem essa data, como procedimentos com menor e maior saída, quais poderiam entrar em promoção, qual a porcentagem de desconto pode ser ofertada.
Em posse das informações principais, propor ações que irão suprir as necessidades da sua clínica de remoção de tatuagem e também do seu público alvo. Para isso, contratar um profissional de marketing para auxiliar nessa campanha é uma excelente opção.
2 – Valorize a sua carteira de clientes já existente
A black friday é uma ótima oportunidade para sua clínica estética estreitar os laços e valorizar aquele cliente que já frequentou o seu espaço. Mostre para ele o quanto foi importante o serviço que ele fechou e ofereça descontos especiais em novas adesões.
Faça um levantamento de todos os seus clientes – pelo menos dos mais fiéis, caso não seja possível a seleção de todos – e envie de forma antecipada as promoções e ações que você fará na data. Você pode oferecer, também, um voucher de desconto especial para presentear um amigo ou para testar algum tratamento complementar ao que ele fez.
Esse tratamento diferenciado, além de fazer com que ele se sinta lembrado e valorizado, poderá fidelizá-lo e fazer com que os serviços da sua clínica de remoção de tatuagem sejam indicados para outras pessoas.
3 – Crie promoções de verdade
Desde que a black friday foi criada, estabelecimentos aproveitaram da data para criar promoções irreais, aumentado o preço dos produtos/serviços dias anteriores para criar a falsa ideia de desconto no dia da ação. Não faça isso!
Cada ano que passa o consumidor está mais atento e irá perceber quando for enganado. Por isso, crie campanhas verdadeiras e honestas, que ofereçam benefícios reais, e faça com que eles tenham a percepção que esse será um bom negócio.
Levante os custos envolvidos nas promoções que pretende fazer e descubra qual a margem de desconto não irá comprometer o financeiro da sua clínica de remoção de tatuagem. Negociar com fornecedores é uma boa estratégia para reduzir seus custos e oferecer descontos maiores.
Outra forma interessante para aumentar a percepção de valor é oferecer formas de pagamento diferenciadas. Os consumidores sentem-se muito atraídos por promoções cujas formas de pagamento são facilitadoras. Portanto, esteja preparado para oferecer uma diversificação maior de formas de pagamento, como via cartão de crédito, cartão de débito, PIX, boleto e links.
4 – Prepare sua equipe para o dia da Black Friday
Já é esperado que no dia da black friday o fluxo de clientes e atendimentos na sua clínica de remoção de tatuagem a laser seja muito maior do que em dias normais. Uma equipe treinada e preparada, irá atender com muito mais agilidade e qualidade. Fator fundamental para fidelização do cliente!
Seus colaboradores precisam estar alinhados com o planejamento da campanha, conhecendo a fundo todas as ações propostas para a data, como procedimentos que estarão em promoção, quanto eles custarão, os descontos ofertados e o como funcionará o fluxo do atendimento.
Estipular metas de vendas para seus colaboradores é uma excelente maneira de deixá-los engajados com a ação e, consequentemente, focados em trazer os resultados esperados. Um ponto importante: estabeleça metas reais. Nada de colocar metas impossíveis de serem alcançadas.
5 – Aposte em uma boa campanha de marketing
Se o seu planejamento está bem definido, o público alvo idealizado, as promoções a serem realizadas pensadas com cuidado e equipe treinada, está na hora de definir como toda a sua campanha vai chegar até os leads. Para que seus resultados sejam assertivos na ação de black Friday, é impossível não pensar em investimentos de marketing. É preciso divulgar tudo que está sendo planejado.
Mesmo que o evento comercial seja tradicionalmente em apenas um dia, nada te impede de iniciar suas ações de forma antecipada. Se dedicar todo o mês a boas promoções e ações especiais, conseguirá atingir um número maior de pessoas e possíveis clientes.
Criar anúncios no Instagram e Facebook, enviar cards nos grupos de WhatsApp, disparar e-mails marketing exclusivos para sua lista de contatos e criar uma landing page específica da campanha são algumas das ações de marketing que sua clínica de remoção de tatuagem podem apostar. Além, claro, de manter as redes sociais e canais institucionais sempre atualizados, com conteúdo focado nessa ação.
Aproveite a grande movimentação das redes sociais e canais digitais da época para captação de leads. Colher os dados básicos de quem navega pelo seu conteúdo, fará com que tenha oportunidade de enviar mensagens e e-mails com novas promoções e campanhas.
6 – Não cometa erros comuns
Para que todo o seu planejamento seja assertivo e suas ações de black Friday atinjam as expectativas, não cometa alguns dos erros mais comuns em campanhas como essa:
- Oferecer descontos que serão desproporcionais e irão prejudicar o ponto de equilíbrio do seu negócio;
- Oferecer promoções que irão ultrapassar a capacidade máxima de atendimento da sua clínica;
- Oferecer falsos descontos;
- Prestar serviços com qualidade inferior àqueles ofertados em épocas não promocionais. A qualidade sempre deve ser a mesma!
- Não treinar e preparar sua equipe para o fluxo de clientes e atendimentos no período;
- Não comunicar antecipadamente sobre as ofertas e ações que estão por vir;
- Não se preocupar em montar um banco de dados com os leads captados ao longo da campanha promocional para serem trabalhados posteriormente.
7 – Aproveite a data para investir na sua clínica
A black friday é a oportunidade perfeita para fidelizar os seus clientes e atrai novos. Com diversas possibilidades de aumentar suas vendas em uma das épocas comerciais mais movimentadas do ano, que tal aproveitar para investir no seu espaço e oferecer uma gama ainda maior de serviços ou dar um upgrade nos que já oferece?
Quer investir? A Black Friday também é para você! Vão surgir excelentes oportunidades para adquirir ferramentas e equipamentos com desconto especiais, como, por exemplo, uma máquina dos sonhos como o Inkie Laser. A fabricante Light Laser está preparando condições especiais para a campanha de 2022. Acompanhe os canais da marca e dê um up no seu negócio.
Preparado para o boom nas suas vendas?
Agora que você já sabe como sua clínica de remoção de tatuagem pode aproveitar essa data extremamente importante no calendário comercial anual, que tal então colocar todas as nossas dicas em prática e alavancar as suas vendas?
Aplique nossas ideias e dicas para lotar sua agenda e turbinar a lucratividade da sua clínica de remoção de tatuagem neste final de ano. Boas vendas!