Profissional em sua clínica de remoção a laser

Como construir um processo de vendas e lotar a agenda da sua clínica de remoção a laser

No Brasil, país que figura no ranking das 10 nações com mais pessoas tatuadas no mundo, abrir um negócio que explora esse segmento é uma decisão assertiva. E não estamos nos referindo a apenas estúdios de tatuagem, mas espaços que fazem o processo inverso, de remoção a laser.

A procura por clínicas que realizam o processo de remoção a laser cresceu de forma acelerada nos últimos anos, mesmo em tempos difíceis como o atual cenário pandêmico que se estende de 2020 até hoje.

Mas, mesmo com a constância com que o mercado desse setor tem se comportado nesses tempos, é importante ficar atento às vulnerabilidades que podem surgir nesse caminho. Instabilidade econômica, ampla concorrência e público cada dia mais exigente, são alguns dos desafios da área que devem ser observados e levados em consideração em todos os processos de análise do seu negócio.

Um ponto chave na busca para manter-se no mercado de estética, saúde e bem-estar, independente do tamanho que o seu negócio seja, é atrair e conquistar os clientes. Nesse processo, a construção de um caminho estruturado para o seu processo de vendas é fundamental. Atrair o público em potencial e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua cartela de clientes pode ser mais simples do que se pensa.

Se você já está nesse caminho, já tem o seu espaço e oferece aos seus clientes procedimentos de remoção a laser, tanto para tatuagens quando micropigmentações, vamos te dar dicar valiosas que poderão te ajudar a construir um processo de vendas para lotar a sua agenda.

A construção do processo de vendas bem estruturado pode ser mais simples do parece

Engana-se quem pensa que pode confiar apenas nos dados de crescimento do setor, que apontam aumentos significativos na procura por procedimentos ligados a estética e bem-estar. Traçar estratégias para que seu negócio continue vivo e alcance, cada dia mais, a esperada saúde corporativa depende de você.

Um grande aliado para que sua clínica de remoção a laser tenha resultados eficientes e chegue no topo é a construção processo de vendas bem estruturado, de qualidade, com boas ferramentas de gestão e controle.

Entende-se por processo de vendas o conjunto de informações organizacionais que irão guiar toda a área comercial, envolvendo técnicas, estratégias, ações e orientações. É uma espécie de documento orientativo, que descreverá quais são as etapas que sua equipe deverá seguir durante o ciclo comercial.

Para as clínicas de remoção a laser, listamos pontos chave que deverão ser explorados na criação do seu processo de vendas.

Deixe claro qual é o seu foco de atuação

Mesmo que na sua clínica sejam ofertados outros tratamentos estéticos além da remoção de tatuagem a laser e remoção de micropigmentação, deixe bem claro que o foco do seu negócio é a remoção a laser.

Essa definição é importante para que o seu público associe a sua empresa ao serviço prestado e a tenha como referência naquele segmento. É fundamental, também, para que você consiga definir melhor o seu público-alvo e as personas que o representarão. Com isso, será mais fácil saber para onde direcionar melhor os seus esforços de comunicação e marketing.

Defina o seu planejamento estratégico

Antes de começar qualquer ação é crucial já ter a definição do seu planejamento estratégico. Essa etapa é o momento de reunir todas as informações possíveis e importantes sobre o seu negócio, como hábitos de consumo do público que busca com remoção a laser e onde esses potenciais clientes estão, qual o momento do mercado, oportunidades e fragilidades do segmento.

Para facilitar, o planejamento pode ser dividido no plano comercial e no plano de marketing. No plano comercial você irá entender melhor como está o momento financeiro da sua clínica, tendo em mente custos, preços, quanto precisa vender, margem de lucro, dentre outros. Com isso, traçar uma meta de onde você quer chegar. No plano de marketing é o momento de desenhar estratégias para chegar até o seu público alvo, que vai da criação do perfil da sua persona até os canais e linguagem que irá atrai-los.

Invista em um atendimento impecável

Um público exigente como esse da área de estética e bem-estar, investir em um atendimento impecável é um diferencial e tanto. Essa será, sem dúvidas, uma das principais ferramentas para cativar e fidelizar clientes. Afinal, faz toda a diferença chegar em um ambiente acolhedor e ser bem recebido pela equipe que ali está, não é mesmo?

O atendimento oferecido pela equipe de profissionais da sua clínica de remoção a laser – considerando desde o colaborador que ficará nos bastidores até o responsável pela linha de frente – será um critério chave para esse lead permaneça na sua base de contatos e seja transformado em cliente que poderá, inclusive recomendá-la para sua rede de relacionamento.

Entenda que o momento da avaliação é decisivo

Ainda pegando o gancho do bom atendimento, um dos momentos em que ele mais poderá ser explorado é na avaliação pré-tratamento. Se o lead chegou até você ele já passou por algumas etapas que se demonstraram satisfatórias. É preciso manter a qualidade dessa satisfação.

Na consulta de avaliação, o possível cliente chegará com dúvidas relacionadas ao tratamento de remoção a laser que devem ser sanadas por completo pelo profissional que irá atendê-lo. Por isso, direcione seu colaborador mais apto a esclarecer quaisquer informações solicitadas. É aqui que ele demonstrará autoridade no que fala, passará segurança para o lead fechar o contrato e mostrar todas as possibilidades que ele terá realizando o tratamento na sua empresa.

Crie atrativos como pacotes e promoções

Soa meio óbvio dizer que o cliente precisa se sentir atraído pelo seu serviço para despertar nele o desejo de compra. E nada melhor que benefícios financeiros como gatilhos de venda.

Clientes que vão em busca de tratamentos de remoção a laser sabem que não terão resultados eficazes em apenas uma sessão. E que, muitas vezes, associar procedimentos podem potencializar ainda mais o resultado final.

Por isso, crie pacotes atrativos com tratamentos complementares, onde o cliente perceba vantagem em fechá-lo ao invés das sessões avulsas. Faça promoções em datas específicas, lançamentos ou ações. Não esquecendo de que todas essas estratégias deverão ser planejadas com cautela para que ninguém se sinta lesado.

Hora de colocar em prática

Neste artigo trouxemos um conteúdo que poderá ser aplicado na sua clínica de remoção a laser para aumentar as suas vendas. Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para a construção do seu processo de vendas e possam auxiliar o seu negócio a lotar a agenda e faturar ainda mais. Boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online