Foto com foco a aplicação de um dos métodos para remover tatuagem mais usados: o laser do Inkie

Conheça os métodos para remover tatuagem mais usados

Da mesma forma que cresce nos estúdios de tatuagem o número de interessados em deixar marcados na pele um desenho que tem um significado especial, aumenta também a procura nas clínicas de estética por métodos para remover tatuagem.

Diversos são os motivos que fazem com que estas pessoas optem por apagar as tatuagens indesejadas da pele, como datas que não fazem mais sentido, desenhos que passaram a significar memórias negativas, procedimentos mal executados. A boa notícia é que existem diversas técnicas existentes no mercado que tornam possível essa remoção.

É importante fazer uma pesquisa prévia sobre as maneiras de remoção, analisando benefícios e efeitos adversos de cada uma delas. Essa análise detalhada possibilita conhecer melhor todas as técnicas disponíveis e ajudar na escolha da que melhor se enquadra para as características de cada paciente.

E quais são essas técnicas disponíveis hoje? De procedimentos cirúrgicos a tecnologias a laser, a gente vai detalhar todas elas aqui neste artigo.

Métodos para remover tatuagem

Baixar o guia para remoção de tatuagem

1. Cover-ups

Se o objetivo não for deixar a pele limpa, sem nenhuma marca da tatuagem, o cover-up pode ser uma boa opção dentre os métodos para remover tatuagem. A técnica consiste em cobrir uma tatuagem antiga com um desenho novo, feito por cima do que já existe.O processo é o mesmo de se fazer uma primeira tatuagem. O tatuador irá injetar o pigmento na mesma profundidade em que está o antigo, fazendo com que eles se misturem.

Parece um procedimento simples, mas para que o novo desenho seja incorporado ao antigo de forma que ele praticamente desapareça, é fundamental que o profissional domine as técnicas e saiba executá-las com primor. Existem tatuadores especializados em coberturas. É um processo cauteloso, pois os pigmentos mais escuros e mais fortes irão predominar no desenho.

 2. Cremes para remoção

Dentre as demais opções de métodos para remover tatuagem, estão os cremes, que nada mais são do que pomadas usadas de forma tópica. São utilizados como método caseiro para apagar tatuagem já que, por não necessitar de prescrição médica, podem ser encontrados facilmente em farmácias físicas ou lojas virtuais.

Existem dois tipos de cremes para apagar tatuagem. O primeiro deles utiliza do ácido tricloroacético (TCA) para promover a descamação da camada superficial da pele. Com isso, uma pele nova nasce e a medida que camadas de pele forem substituídas, a tatuagem vai sendo removida.

Por outro lado, existem aqueles que são a base de hidroquinona e agem como clareadores, branqueando a área aplicada a cada nova aplicação. Os pigmentos da epiderme são reduzidos por causa da diminuição da melatonina, tornando a tatuagem mais clara de forma gradual.

Apesar da promessa de ser uma solução barata e sem dor para o processo de remover tatuagem, os cremes não possuem resultados satisfatórios. Por não atingirem as camadas mais profundas da pele, que é onde estão acumulados a maioria dos pigmentos das tatuagens feitas por profissionais, não há uma completa remoção do desenho. Na grande maioria das vezes há um clareamento da tatuagem, que fica menos acentuada e mais discreta.

Além de não apagar a tatuagem por completo, o uso incorreto ou abusivo dos cremes pode causar irritações na pele, queimaduras de diferentes graus e deixar cicatrizes.

3. Dermoabrasão

Outro método para apagar tatuagem muito conhecido, mas não muito procurado atualmente, é a dermoabrasão. A técnica pode ser resumida em um lixamento da pele. Com o uso de lixas manuais ou elétricas, é feita uma esfoliação mecânica do tecido, removendo a camada mais superficial da pele.

Os resultados da técnica podem se assemelhar aos dos cremes, já que não conseguem atingir as camadas mais profundas da pele, onde os pigmentos das tatuagens são depositados. Por isso, não é um método 100% eficaz.

A técnica dermoabrasiva é um procedimento muito invasivo, pode causar dores locais pós efeito anestésico, infecções se não todos os devidos cuidados e deixar cicatrizes com ou sem queloide, área hiperpigmentada ou hipopigmentada. É preciso avaliar com cautela a necessidade de passar por todo esse processo agressivo, já que existem outras técnicas mais modernas e eficientes no mercado, como é o caso do laser que vamos falar mais para frente.

4. Peeling Químico

O peeling químico é muito conhecido nas clínicas de estética para renovação da pele, resultando em um rejuvenescimento da área tratada. Mas o que poucos sabem é que esse também é um dos métodos para remoção de tatuagem.

O procedimento é realizado com a injeção de ácidos sobre a área tatuada, que ficará agindo na pele por um determinado tempo. Essa ação acarretará em um processo inflamatório, desencadeando a descamação da pele e renovação do tecido daquela área.

Os dois ácidos mais comuns usados para esse procedimento são o ácido tricloroacético (ATA) e o ácido fenol. O primeiro age de forma mais rápida, causando desmações em camadas variadas da pele, até que se chegue onde estão os pigmentos da tatuagem. O segundo já consegue alcançar a camada mais profunda da pele na primeira aplicação, sendo um processo mais doloroso para o paciente.

Assim como os cremes removedores e a dermoabrasão, os peelings químicos não possuem resultados completamente eficazes, sendo importante avaliar se vai valer a pena ser feito ou buscar outra alternativa para o objetivo final.

 5. Procedimento cirúrgico

 Até um tempo atrás, o procedimento cirúrgico era um dos mais usados métodos para remover tatuagem, já que não havia tecnologias mais modernas e eficientes como a remoção a laser.

A técnica consiste em realizar uma excisão cirúrgica do tecido onde está a tatuagem, ou seja, com a região anestesiada e utilizando um bisturi, o dermatologista ou cirurgião plástico irá retirar a pele onde está o desenho e fechá-la com pontos cirúrgicos. Não é necessária internação do paciente, sendo uma cirurgia rápida e de fácil recuperação, em condições normais.

Mas para que esse procedimento possa ser realizado, é preciso que a região tenha sobra de pele e não tenha restrições, como é o caso de ombros e tórax. É indicado para remoção de tatuagem pequena, já que para as maiores será preciso fazer um enxerto na região removida.

Embora tenha algumas vantagens, as desvantagens são grandes. A principal delas é que, inevitavelmente, no local da excisão ficará uma cicatriz. Para pessoas que tem uma tendência a formação de queloides, não é uma boa opção. Além disso, como toda cirurgia com cortes na pele, pode haver sangramento, rupturas de veias, inchaços, infecções e reações alérgicas.

6. Lasers

Os tratamentos para remover tatuagem a laser são os mais utilizados na atualidade. Isso porque seus resultados são considerados os mais eficazes e podem removê-la por completo.

Existem diversas tecnologias a laser que podem ser usadas para apagar tatuagem, sendo o laser Q-switched ND Yag, a mais moderna e indicada.

O laser Q-Switched Nd Yag é utilizado no equipamento Inkie Laser, comercializado pela Ligth Laser e muito utilizado em diversos centros de estética no país. O sistema parte do princípio da fototermólise seletiva, que consiste na absorção do pigmento pelo sistema linfático do paciente.

Como o laser age para remover tatuagem?

O equipamento libera pulsos de luz visível que penetram na pele passando pelas camadas da derme até se chegar onde o pigmento foi aplicado. Então, as partículas pigmentadas absorvem essa luz, que é convertida em calor, ocasionando a fragmentação deles em pequenos grânulos. Os fragmentos, por sua vez, são englobados por células e liberados pelo organismo do paciente. Com isso, de forma gradual, o pigmento vai ficando mais claro até desaparecer por completo.

A tecnologia a laser é capaz de atingir alvos específicos, como os pigmentos presentes na tatuagem. Sendo possível, inclusive, utilizar de diferentes comprimentos de onda para atingir cada grupo de cores presentes nos desenhos. Dessa forma, consegue passar pelas diversas camadas da pele sem causar nenhum dano aos tecidos adjacentes à tatuagem.

Como é o tratamento?

Dentre todos os métodos para remover tatuagem citados aqui, os lasers são considerados a melhor opção para remover totalmente uma tatuagem indesejada. Logo na primeira sessão já é possível perceber um clareamento do pigmento na área tratada, sendo necessário algumas sessões para finalização do tratamento.

A quantidade de sessões, bem como a duração delas é definida através de uma avaliação minuciosa do profissional responsável pelo procedimento. A análise deve levar em consideração o tamanho do desenho, qualidade da tinta, cores utilizadas, tempo que a tatuagem foi feita, em qual camada da pele o pigmento foi inserido, dentre outros. De acordo com essas informações também será possível determinar o tempo de duração da sessão, que pode ser de 5 a 20 minutos, em média.

É importante, também, cumprir um prazo mínimo entre a realização de uma sessão e outra. Esse tempo, que varia entre 30 a 40 dias, é necessário para a total cicatrização da pele antes de receber um novo procedimento. A pele precisa estar completamente regenerada para receber uma nova aplicação, garantindo um resultado ainda mais satisfatório.

Como é a recuperação pós procedimento?

Um ponto a ser levando em consideração ao escolher o laser como método para remover tatuagem é o pós procedimento. Utilizando o Inkie Laser, por exemplo, não é necessário um tempo de repouso após realizar a sessão. O paciente pode voltar a executar suas atividades cotidianas imediatamente após o procedimento.

Outro ponto é a qualidade da pele finalizado o tratamento. Por não ser ablativo, o tecido não é danificado, mantendo a pele saudável e natural. É possível, aliás, fazer uma nova tatuagem no mesmo local da anterior, sem nenhum problema.

Dentre os novos métodos de remover tatuagem, sem sombra de dúvidas o mais indicado é a remoção a laser com o Inkie Laser. Com essa equipamento é possível alcançar resultados muito mais satisfatórios e com a segurança de um aparelho aprovado pela ANVISA.

Preencha o formulário e receba o contato de uma consultora para saber como oferecer esse equipamento para seus clientes.

-
Não enviaremos Spam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Online