laser-nd-yag-inkie

Laser ND Yag Q-Switched: o que é, para que serve e onde encontrar?

Muita gente acha que tatuagens e micropigmentações são permanentes e não podem ser retiradas da pele. Isso é mito! Hoje há tecnologias pensadas para esse tipo de problema, removendo os pigmentos de tatuagens e micropigmentações, como é o caso do Laser ND Yag Q-Switched.

Quer saber tudo sobre essa tecnologia de ponta? Vem que vamos te explicar!

O que é essa tecnologia?

Os lasers quality switched ou Q-switched ganharam notoriedade nos anos 90, quando demonstraram ser capazes de atingir, de forma seletiva, os pigmentos dérmicos, como tatuagens e lesões pigmentadas. Antes, havia uma visão errônea de que os lasers tratavam apenas lesões localizadas na superfície da pele.

O termo Q-switched está relacionado ao mecanismo utilizado para controlar a saída de luz da ponteira do equipamento, sendo que o nome Switched refere-se a essa capacidade de concentração da energia em rajadas intensas ou séries de pulsos e o Q do fator do ressonador a laser.

Desta forma, enquanto nos lasers tradicionais a luz é emitida de forma contínua, atingindo todo o tecido da área lesionada, nos lasers Q-Switched os pulsos emitidos são concentrados em rajadas intermitentes com duração ultrarrápidas. Com isso, toda a energia disparada é direcionada e absorvida apenas pelo cromóforo alvo (melanina, pigmentos exógenos, extc), mantendo a região no entorno preservada e saudável.

Existem três tipos de laser Q-switched:

  • Ruby (694nm);
  • Alexandrite (775nm) ;
  • Nd:YAG (532nm e 1064nm).

O que as difere é o comprimento de onda produzido pelo feixe de luz e que determinará para qual cor e tipo de pigmento será mais efetivo. Os comprimentos de onda maiores são indicados para tratamento de lesões na derme, já que possuem maior capacidade de penetração e menor absorção epidérmica. Já os comprimentos de onda menores tem melhor desempenho em lesões pigmentadas da epiderme.

Para que serve o Laser ND Yag Q-Switched?

O laser q switched nd yag é um feixe de luz visível obtido a partir de um cristal de ítrio-alumínio-granada dopado com 3% de neodímio. Esse meio ativo é capaz de produzir dois comprimentos de ondas diferentes, sendo 532nm e 1064nm, atingindo uma gama muito maior de cores de pigmentos.

Essa tecnologia possui uma energia de alta intensidade, descarregada na forma de pulsos de nanosegundos, num processo conhecido como fototermólise seletiva. Ou seja, feixes de luz extremamente curtos passam através da pele, atingindo as camadas mais profundas e quebrando apenas as partículas dos pigmentos ali depositados, os chamados cromóforos alvo. Estes, por sua vez, serão eliminados pelo sistema linfático do organismo, ficando gradualmente mais claros até desaparecer totalmente.

Fototermólise Seletiva

 

O uso do Laser ND Yag Q-Switched é o que há de mais seguro e eficaz nos tratamentos despigmentadores, como remoção de tatuagens ou micropigmentações de sobrancelhas e lábios, além de lesões pigmentadas como melasma e outras manchas de pele.

É bastante indicado para esse tipo de tratamento pois apesar da potência elevada, os pulsos atingem somente os pigmentos que precisam ser removidos, não danificando a pele ao redor. Com isso, as chances dos efeitos colaterais indesejados, como formação de bolhas e hipopigmentação residual, são minimizadas, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.

Tratamento

Os protocolos de tratamento a laser nd yag remoção de tatuagem e de laser nd yag despigmentação de outras lesões, dependem do tipo e do conteúdo de pigmento presente na região a ser tratada.

Não há como precisar quantas sessões do Laser ND Yag Q-Switched serão necessárias para a completa remoção do desenho ou mancha, pois fatores como tipo e cor da tinta usada, tempo que a pigmentação foi feita, cicatrização do paciente, tamanho e tipo do desenho, dentre outros, vão influenciar no resultado final.

O profissional responsável pela aplicação irá analisar todas as informações e características do paciente e área de tratamento, para estipular qual o protocolo inicial ideal para ele. Podendo acontecer de ao longo da evolução das sessões, ser necessário reavaliar e definir novos parâmetros.

As sessões com o nd yag laser duram geralmente de 10 a 20 minutos, podendo durar mais, dependendo do tamanho da tatuagem. O intervalo entre elas é de 30 a 40 dias, tempo ideal para a pele se recuperar e cicatrizar por completo. Durante a aplicação alguns pacientes relatam sentir uma leve picada seguida por uma sensação de ardência.

Após a sessão não há nenhum cuidado especial que deve ser tomado pelo paciente, além de uso do protetor solar, já que o procedimento por si não necessita de nenhum ativo para cicatrização. Caso queira, o paciente poderá usar glicerina líquida ou bepantol com a finalidade apenas de hidratação da pele.

O preço da sessão varia de acordo com cada profissional e clínica. Depende, também, do tamanho da tatuagem, já que quanto mais disparos se utilizar na aplicação, mais elevado será o preço.

Onde encontrar a tecnologia com o Laser ND Yag Q-Switched?

Essa tecnologia é encontrada nos melhores equipamentos disponíveis no mercado, como é o caso do Inkie Laser. Este aparelho de despigmentação a laser nd yag oferece um tratamento com segurança e resultados incomparáveis, através da sua interface operacional intuitiva, design compacto pensado para fácil manuseio e protocolos inteligentes pré-definidos.

Além disso, é produzido no Brasil, tem baixo custo, alta durabilidade e é um equipamento a laser nd yag com anvisa, certificação extremamente importante para garantir a segurança da máquina e tratamentos.

O INKIE é a alternativa mais eficaz na remoção de tatuagem e lesões pigmentadas para clínicas de ponta. Flexibilidade para ajustar os parâmetros de tratamento de acordo com as particularidades do paciente e da lesão.

Se você é um profissional da área médica ou estética e deseja comprar laser nd yag, saiba que estará fazendo um excelente investimento para sua clínica. Estará adquirindo um equipamento multifuncional, moderno e arrojado, para atender uma diversidade de paciente e tratamentos. Sem contar que possui a melhor da tecnologia, o Laser ND Yag Q-Switched.

Caso queira ter mais informações de aquisição do equipamento nd yag laser valor e ficha técnica, entre em contato com uma das consultoras e saiba tudo sobre esse aparelho que irá revolucionar seus atendimentos.

 

6 comentários em “Laser ND Yag Q-Switched: o que é, para que serve e onde encontrar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online