O mercado da saúde e beleza segue com altas taxas de crescimento, mesmo em momentos de crise. As clínicas precisam aproveitar essa expansão exponencial e investir em marketing para estética, fundamental para alancar cada vez mais o negócio e ficar à frente da concorrência.
Dados do Grand View Research revelam que o mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028. Os números podem ser ainda maiores, podendo chegar a taxas de crescimento anual de 9,8%.
E se pensarmos no Brasil, o país figura na terceira posição em um ranking que elenca os maiores mercados consumidores de serviços e produtos voltados para cuidados com saúde estética. Perde apenas para Estados Unidos e China.
No artigo de hoje vamos explicar tudo sobre a importância do marketing na área da estética e te ajudar com um guia prático para aplicar no seu negócio. Continue a leitura!
Qual a importância do marketing na estética?
O marketing para estética é o conjunto de técnicas e estratégias que irão traçar todas as ações a serem executadas pela sua empresa, a fim de que atraia mais clientes e aumente o faturamento.
Essas estratégias são baseadas em um plano de marketing para estética, cujo foco principal é causar impacto no seu potencial público, que, ao se sentir atraído pelo conteúdo, procure pelos seus produtos e/ou serviços.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e surgimento de novas ferramentas e formas de comunicar, as barreiras físicas foram ultrapassadas, tornando possível que a informação chegue em todos os cantos do mundo ao mesmo tempo. Os canais digitais são os mais assertivos e efetivos do momento, fazendo com as estratégias traçadas no marketing para estética ganhem muito mais notoriedade.
O marketing digital é dedicado, portando, a trabalhar as ações no ambiente on-line, explorando todas as suas possibilidades e potencialidades. Como, por exemplo, a segmentação de público-alvo, sendo possível desenvolver campanhas específicas para pessoas que possuam o perfil que sua clínica busca.
Vantagens do marketing para estética
O marketing para estética é fundamental para se chegar aos objetivos e metas da empresa, através do alinhamento das estratégias do negócio às necessidades e desejos do público-alvo.
De acordo com o perfil da sua clínica e do público, o profissional de marketing irá propor um plano personalizado para a clínica, definindo quais ações e estratégias são as mais efetivas para suprir suas demandas específicas.
Algumas das vantagens em investir em marketing para a estética são:
Aumento da competitividade: Utilizar corretamente as ferramentas disponíveis deixará sua clínica à frente da concorrência. Existem softwares que ajudam na execução das suas estratégias.
Melhora da reputação da empresa: O seu público perceberá valor nos seus serviços se utilizar dos canais certos e de forma adequada. Dessa forma, a imagem e reputação. Da clínica ficará muito mais positiva.
Prospecção de expansão: Criar conteúdo, anúncios e relacionamento com o seu público-alvo, da maneira específica e focada, fará com que sejam atraídos pelos seus serviços. Assim, aumentará o reconhecimento, os resultados e a lucratividade.
Ações básicas de marketing digital que toda empresa precisa fazer
Desenvolver ações de marketing para estética no seu negócio é fundamental para que ele prospere, principalmente aquelas que são voltadas para os canais que tem maior audiência do seu público. Estar onde os seus clientes estão é a chave para que essas estratégias sejam assertivas.
Pensando nisso, preparamos uma lista de ações básicas para otimizar suas ideias de marketing para estética no ambiente digital. Confira!
#1. Explore as funcionalidades do Google
Já é de praxe pesquisar sobre a empresa que deseja contratar nos mecanismos de busca na internet. Hoje o principal deles é o Google, que além de ter essa função é uma plataforma com múltiplas funcionalidades voltadas para negócios.
Dentro do seu planejamento de marketing para estética não podem faltar ações que sejam voltadas para fortalecimento da presença da sua clínica no Google, fazendo com que ela apareça nas primeiras posições nos resultados de busca e em destaque com informações da empresa.
Os resultados são otimizados utilizando de práticas de SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnica que tem a função de deixar o seu site e blog mais atrativos para o algoritmo do Google. A principal delas é o mapeamento de palavras chave, ou seja, utilizar ao máximo ao longo dos textos os termos de busca mais pesquisados pelos usuários.
Oura ferramenta excelente é o Google Meu Negócio, cuja função é posicionar a empresa de forma assertiva no ambiente virtual. O usuário ao buscar pelo nome da sua empresa ou de outra no mesmo ramo de atuação, um perfil do seu negócio aparecerá em destaque na dela, o que aumenta muito a atratividade.
Nesse perfil é possível colocar informações importantes da empresa, como telefones de contato, site, horário de funcionamento, fotos, procedimentos oferecidos e endereço. Esse último, inclusive, pode ser linkado com o Google Maps. Além disso, a ferramenta permite que os usuários interajam com esse perfil, deixando avaliações, comentários e perguntas.
#2. Construa um relacionamento com o cliente
Hoje em dia a tomada de decisão pelo fechamento de serviços e compra de produtos está diretamente ligada à experiência que o consumidor teve com a empresa, na busca por informações e no atendimento presencial e digital.
Ter um bom atendimento ao seu cliente ou público potencial cliente fará toda a diferença para fechamento de negócios! Invista em uma presença digital mais humana, em canais de atendimento que funcionem de forma ágil.
Mantenha o site institucional e perfis oficiais sempre atualizados, preste informações verdadeiras e relevantes para o cliente, mostre a ele que todos os profissionais da sua clínica têm conhecimento suficiente sobre o serviço oferecido, responda prontamente todas as perguntar e dúvidas nos comentários de redes sociais.
#3. Explore o poder das mídias sociais
A principal estratégia de marketing para estética é, sem dúvidas, o uso assertivo das redes sociais. Esses são os canais mais usados pelo público, gerando os resultados mais eficientes. No Brasil há mais de 150 milhões de usuários, o equivalente a 70,3% da população, segundo os dados da Hootsuite e WeAreSocial.
A maioria dos clientes e potenciais clientes da sua clínica de estética possivelmente possui um perfil em pelo menos uma dessas redes. Então, é fundamental que a sua empresa também tenha um perfil ativo e explore todas as funcionalidades que essas plataformas oferecem.
As mídias sociais mais utilizadas hoje são o como Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Tik Tok. Dentre elas a que mais se destaca para fins profissionais é o Instagram. A plataforma disponibiliza diversas ferramentas focadas nos negócios, permitindo que inúmeras ações possam ser realizadas.
Mas não adianta utilizá-la sem planejamento e seriedade. A preocupação com a estética visual tem que ser um ponto chave, como uso de fotos e vídeos de boa qualidade conteúdos padronizados, textos bem escritos e revisados. Preocupe-se também com a interação com sua audiência, respondendo de forma rápida e humanizada aos comentários, questionamentos e dúvidas.
Vamos citar algumas das ações e estratégias que podem ser feitas nas redes sociais corporativas, o que postar na estética: posts com conteúdos informativos sobre os procedimentos e área da beleza; fotos de antes e depois dos clientes; transmissões ao vido de eventos; lives com profissionais; depoimentos de clientes.
#4. Crie conteúdo de valor para seu público
Engana-se quem pensa que os conteúdos comerciais devem ser o foco das ações de marketing para estética. A entrega de conteúdos de valor para o cliente e leads em potencial tem sido consideradas fundamentais para a conversão da venda. Isto porque os conteúdos ajudam a criar uma imagem de referência da clínica, reforçando a seriedade e confiabilidade que aquela empresa na área de atuação.
O marketing de conteúdo trabalha temáticas que irão agradar o seu nicho de mercado, oferecendo conteúdos e materiais relevantes para eles. Dessa forma, faz com que se sintam muito mais interessados pela sua empresa e serviços que oferece.
Mantenha um espaço no seu site institucional para publicação de e-books, artigos aprofundados. Publique nas redes sociais postagens informativas e atrativas. Assim, os leitores perceberão a expertise da sua clínica e que ela tem as soluções certas para suas necessidades, dores e desejos.
#5. Invista em publicidade paga
Já vimos a importância e potencial das redes sociais, certo? Mas não deixe que o engajamento orgânico seja sua única e principal ação nesses canais. Os resultados das ações de marketing para estética planejadas para seu espaço podem ser muito mais eficazes e expressivas investindo em anúncios patrocinados.
As campanhas patrocinadas, ou anúncios pagos, podem ser feitos de forma segmentada para cada público. É possível escolher para qual perfil você quer que o seu conteúdo apareça, sendo direcionado para pessoas que possuem interesse nos serviços oferecidos na sua clínica. Dessa forma, irá abranger um volume muito maior de pessoas, aumentando as chances reais de atingir seu público-alvo.
Dica extra!
Suas estratégias de marketing para estética podem estão muito bem planejadas e estruturadas. Mas uma coisa é fato, elas não surtirão os efeitos esperados se o serviço oferecido na sua clínica for ruim. Invista em oferecer o que há de mais moderno nos tratamentos estéticos, adquirindo equipamentos de alta tecnologia. Esse deve um ponto chave – e fundamental – para seu negócio! Uma dica que damos é aparelhos estéticos seguros e eficientes, como o Inkie Laser, fabricado por uma empresa com vasta experiência e notoriedade no mercado de medicina estética.