Ter lábios volumosos, definidos e com uma cor super natural é o seu sonho? Então você precisa conhecer o que é micropigmentação labial e todas as suas vantagens. Técnica que está fazendo a cabeça das mulheres e lotando os centros de estética e estúdio de micropigmentação pelo Brasil e pelo mundo, a micropigmentação labial veio para deixar os lábios ainda mais bonitos e saudáveis.
Quer entender tudo sobre a técnica, saber o que é, quais as possibilidades, os resultados e cuidados que deve ter após o processo? Continue a leitura que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento dos famosos lábios volumosos.
O que é micropigmentação labial?
A micropigmentação labial é um procedimento estético onde são aplicados pigmentos nos lábios, a fim de definir melhor o seu contorno, dar cor e criar um aspecto de mais volume. A técnica utilizada se assemelha à da tatuagem, com a diferença que o pigmento é depositado de forma bem superficial na pele.
Com o uso de um aparelho chamado dermógrafo – instrumento elétrico que possui agulhas na sua ponta – os pigmentos da tinta na cor escolhida são depositados na linha dos lábios e na camada epiderme.
O que é micropigmentação labial hoje, já foi conhecida anteriormente como maquiagem labial semi definitiva. Com o aprimoramento dos métodos de aplicação, a nomenclatura foi, também, se adaptando. Existem hoje diferentes técnicas da micro labial que causam efeitos diferentes, como:
- Efeito batom: mais conhecida e utilizada, imita o feito causado pelo cosmético, utilizando da aplicação do pigmento certo no contorno dos lábios e nas regiões internas dele.
- Efeito gloss: imita o aspecto molhado que um gloss deixa na boca.
- Efeito aquarela: a aplicação do pigmento é feita de fora para dentro, atingindo um efeito degradê nos lábios, deixando-o com aspecto mais suave e leve, parecido com a aparência natural.
- Efeito full lips: muito usado por celebridades, deixa os lábios com a impressão de estarem maiores e mais volumosos.
10 coisas que você precisa saber sobre micropigmentação labial
Apesar de ser um procedimento relativamente simples e muito falado, ainda existem muitas dúvidas acerca do tema. Pensando em esclarecer todos os pontos mais levantados, vamos responder as dez perguntas mais feitas sobre o que é micropigmentação labial.
1. O que a micropigmentação labial faz?
São diversos os benefícios da micropigmentação labial, elevando a autoestima das mulheres não só para realçar a beleza quanto para corrigir imperfeições que são motivo de incômodo.
A técnica tem como finalidade definir melhor o contorno dos lábios, seguindo o desenho natural dos mesmos, deixando-o mais definido. Serve também para restaurar a cor da boca, através da aplicação de um pigmento que mais combina com a tonalidade da pele e cor original dos lábios, deixando-os mais saudáveis e mais “vivo”.
O procedimento promove uma espécie de esfoliação da boca. Com isso, acontece uma regeneração dos tecidos dos lábios, já que com a renovação celular e reconstrução do colágeno, dando um aspecto muito mais bonito, rejuvenescido e de leve aumento de volume.
Vale destacar que a técnica não aumenta o volume dos lábios, como muitos acreditam. Logo após a sessão, os lábios ficarão inchados e bastante volumosos, como nas fotos de antes e depois encontradas na internet. Mas, depois de poucos dias, voltam ao normal. A impressão de mais volume se dá pela regeneração dos tecidos dos lábios, que ganham aparência mais saudável, e demarcação do contorno deles.
2. Quanto tempo dura uma micropigmentação labial?
A durabilidade do procedimento vai variar muito, podendo ser de 8 meses ou de 2 anos. Depende de como serão os cuidados após a sessão, fatores genéticos de interferem na cicatrização e renovação natural do tecido dos lábios ou características fisiológicas da pele da região.
Já a duração da sessão leva entre 2h e 3h para sua total finalização. O tempo exato vai depender do objetivo principal do procedimento e formato dos lábios. Caso seja necessário fazer um retoque após 30 dias, a sessão é mais rápida, levando de 30 a 60 minutos para ser feita.
3. A cor da micro muda com o tempo?
Logo após ser feita, a tonalidade dos lábios estará mais realçada, mais viva. A medida que o processo de cicatrização vai acontecendo, cerca de alguns dias após a sessão, a cor do pigmento aplicando irá desbotar. Ela tende a clarear até 30% da tonalidade original, de acordo com a resposta do organismo de cada pessoa. Após decorrido todo esse processo, a tonalidade final deixará a boca com efeito natural e saudável.
4. É perigoso fazer micropigmentação labial?
Da mesma forma que acontece em qualquer outro procedimento estético que seja minimamente invasivo, principalmente onde há perfuração da pele com agulhas, há riscos e efeitos colaterais. Os mais comuns e esperados são inchaços persistentes, pequenos hematomas nos lábios e desconforto nos primeiros dias. Outros são motivos de maior preocupação, como reações alérgicas e infecções.
Para minimizar esses ricos, é importante que a micropigmentação labial seja feita em uma clínica ou estúdio de confiança, que se preocupe com a higiene do espaço e utilize instrumentos esterilizados e descartáveis, além e pigmentos hipoalergênicos de boa qualidade.
5. A micropigmentação labial dói?
Sensibilidade é algo bastante pessoal, podendo variar muito de pessoa para pessoa. Não se considera que a micropigmentação de lábios seja um procedimento que vá trazer dor extrema à paciente, mas sim que possa ser desconfortável.
Durante o procedimento é utilizado um anestésico local, para que a sensação de desconforto e/ou dor seja minimizada ou quase anulada. Não precisa deixar de fazer o procedimento por medo de que vá doer muito, pois não irá.
6. Para quem é indicado a micropigmentação labial?
A micropigmentação labial é um procedimento normalmente realizado por mulheres, jovens ou adultas. Mas nada impede que homens também a façam. Da mesma forma que a micropigmentação de sobrancelhas e tatuagens, não é aconselhável que passem pela sessão: pessoas que tenham ou tenham pré-disposição a herpes labial, diabéticos, gestantes e lactantes, que tenham alguns tipos de doenças ou estejam passando por determinados tratamentos médicos ou tenham pré-disposição a formação de queloides.
É indicada para pessoas que possuem os lábios com pouco volume e finos, que possuem assimetrias sutis no formato da boca e querem preenchê-las ou corrigi-las, que querem disfarçar sinais de envelhecimento e querem realçar a cor dos lábios dando aspecto de naturalidade.
7. Quais os cuidados pós procedimento?
Ao longo de toda a etapa de cicatrização, que dura em torno de uma semana, é fundamental manter uma rotina de cuidados para que os resultados sejam satisfatórios e fiquem como o esperado.
Veja o que é preciso fazer e o que usar após micropigmentação labial:
- Não arrancar as casquinhas que irão surgir nos lábios dias após a sessão;
- Evitar ao máximo à exposição ao sol;
- Utilize hidratante labial com filtro solar ou pomadas cicatrizantes;
- Evitar o uso de batom na primeira semana;
- Não consumir alimentos quentes;
- Evitar atividades que possam machucar a boca;
- Manter a região sempre limpa;
- Recomenda-se fazer pequenas compressas de algodão molhado com água nas primeiras 24h.
8. A micropigmentação labial é permanente?
Essa é uma das principais dúvidas dos interessados no procedimento. Mas como já foi citado no tópico em que é descrito o que é micropigmentação labial, a técnica não é considerada permanente e nem pode ser.
Isto porque para ser definitiva como na tatuagem os pigmentos de tinta deveriam ser depositados na camada mais profunda da pele, a derme, o que não procede. Todas as micropigmentações (nos lábios, sobrancelhas e olhos) são feitas na epiderme, camada da pele mais superficial.
Com isso, a medida que vai acontecendo a renovação celular, ela tende a perder parte dos pigmentos, havendo um clareamento da região. É necessário, então, que para manter a cor escolhida e a boa aparência dos lábios sejam feitos retoques a cada 18 a 24 meses.
9. Com qual profissional realizar a micro labial?
É de extrema importância buscar por profissionais capacitados e qualificados para realizar o procedimento, já que terão conhecimento técnico para operar os equipamentos a laser, entenderão da fisiologia da região e dominarão a metodologia do procedimento.
Um profissional qualificado saberá perceber as reações que o organismo do paciente está manifestando ao longo da realização da sessão, identificando a necessidade de mudar os parâmetros definidos ou interromper no caso de alguma intercorrência.
10. É possível remover micropigmentação labial?
Caso se arrependa de ter realizado a técnica ou acredite que não ficou como o esperado, saiba que é possível tirar micropigmentação da boca. O tratamento de despigmentação mais eficaz e seguro para isso é a remoção a laser.
Não, é qualquer tecnologia a laser ou equipamento que pode ser usado para esse processo. O laser ideal e indicado são os Q-Switched, podendo ser encontrados no mercado em três variantes: Ruby (694nm), Alexandrite (775nm) e Nd:YAG (532nm e 1064nm).
O que difere um do outro, basicamente, é o comprimento de onda, que determina a cor da luz emitida pelo equipamento e a profundidade que essa luz irá atingir. Quanto menos o comprimento de onda, mais superficial será sua ação. Enquanto, quanto maior esse comprimento, mais profunda será sua ação.
Diante disso, dos três lasers citados, o Nd:YAG é o que possui menor comprimento de onda e melhor se enquadra no tratamento de remoção, já que a micropigmentação está na camada mais superficial da pele. Essa tecnologia pode ser encontrada no Inkie Laser, equipamento com design moderno e funcionalidades que facilitam a aplicação do tratamento.
Lábios volumosos e saudáveis
Esperamos que as respostas para suas dúvidas estejam todas aqui nesse texto. Com todas essas informações passadas, ficou fácil identificar se a micropigmentação labial vale a pena ou não para o seu objetivo, não é mesmo?