Profissional realizando a avaliação estética com a paciente

Avaliação estética: a importância do procedimento para a sua clínica de remoção de tatuagem

Um dos processos mais importantes nas clínicas de remoção de tatuagem e que, nem sempre, é reconhecido como tal é a avaliação estética. Através dela serão identificadas as necessidades do cliente e qual correto direcionamento do tratamento. Sendo, também, um fator crucial no processo de venda por ser o momento ideal para conquistar a confiança do cliente levando-o ao fechamento do tratamento na clínica.

O que é a avaliação estética?

Pode-se entender como uma consulta pré-procedimento, onde será feito um diagnóstico inicial do perfil e histórico do paciente, bem como sanar as suas dúvidas e queixas e traçar o melhor tratamento que atenderá os desejos dele.

Nas clínicas de remoção de tatuagem, a avaliação estética é a etapa inicial do tratamento, onde o profissional levantará junto ao paciente todas as informações possíveis sobre seu desenho e seu histórico de saúde, como tempo em que a tatuagem foi feito, tamanho da área, tipos de pigmentos utilizados, se teve alguma reação pós procedimento, etc.

Esse diagnóstico é muito importante de ser feito antes de começar o tratamento, pois permite que o profissional identifique as contraindicações e possíveis intercorrências que podem surgir ao longo do tratamento. Sendo, portanto, uma base para a construção dos protocolos de tratamento daquele paciente.

Como é feita a avaliação estética?

Para que a avaliação antes do tratamento de remoção de tatuagem a laser seja mais detalhada e completa possível, é interessante que ela seja feita em três etapas:

  1. preenchimento de ficha;
  2. avaliação física;
  3. registros.

Primeira Etapa – Ficha de Anamnese

No primeiro momento da avaliação estética o paciente recebe uma ficha de anamnese, uma espécie de questionário onde irá preencher diversos quesitos que serão importantes para definição do seu tratamento.

Dados pessoais, histórico de saúde, alergias, uso de dermocosméticos, tratamentos já realizados, reações adversas já sentidas, objetivo e expectativas com o tratamento, são algumas das perguntas que podem conter no documento.

Segunda Etapa – Análise Física

A segunda parte da avaliação estética é o exame físico. Aqui o profissional fará uma análise corporal do paciente, na região onde o tratamento será aplicado, identificando o seu tipo de pele, como o desenho está gravado nela, as cores de pigmentos usados a tatuagem, se a pele está integra e saudável para receber o laser, dentre outros aspectos.

Nessa etapa, também, podem ser solicitados exames laboratoriais, que serão complementares para compor o diagnóstico do paciente. Esses exames, normalmente, são exigidos quando é identificado algum elemento na anamnese ou conversa com o paciente que necessite ser investigado ou medido, como alguma doença que possa interferir no tratamento.

Como esse, provavelmente, será o primeiro momento presencial do cliente na clínica, é importante que o profissional responsável pela avaliação explique todas as etapas que evolvem o tratamento de remoção de tatuagem a laser.

Explique os motivos dessa avaliação detalhada, como funcionará o procedimento em cada sessão, o tempo médio que ficará em tratamento, alinhe as expectativas do cliente aos reais resultados, tire todas as dúvidas que possam surgir ao longo da avaliação.

Terceira Etapa – Registro Fotográficos

A última etapa da avaliação estética tem objetivo de registrar todos os processos que envolvem o tratamento, através da produção de fotos, chamado também de fotodocumentação.

Essas imagem serão importantes para que o profissional realize a montagem do planejamento dos protocolos de tratamento, bem como métodos comparativos ao longo e ao final dele. Através dos registros fotográficos tanto profissionais quanto pacientes podem ver se forma visual a evolução do tratamento.

A avaliação estética é um dos principais aspectos do processo de venda

Além de ser um procedimento fundamental para criação do plano de tratamento personalizado para aquele paciente, a avaliação estética também ter um papel essencial no seu processo de vendas.

Isso quer dizer que esse é o momento ideal para persuadir e conquistar o cliente, despertando nele a confiança e segurança necessárias para que feche o tratamento na sua clínica de remoção de tatuagem. Aqui é o momento do profissional demonstrar todo o conhecimento técnico que possui e passar a credibilidade que sua clínica precisa para posicionar-se bem frente à concorrência.

Mas como é a melhor forma de persuasão para conversão em vendas? Aproximando-se do cliente e usando gatilhos mentais.

Normalmente, a avaliação estética é o primeiro contato que o cliente tem com a sua clínica. E esse primeiro contato é feito com um profissional designado para o atendimento. Por isso, ele deve criar um cenário favorável a transmitir confiança e acolhimento, fazendo com que o cliente se identifique com o ambiente e sinta-se seguro.

Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro, provocando reações nas pessoas, fazendo com que ajam de acordo com o que o meio propõe. No caso da avaliação estética pré-procedimento de remoção de tatuagem, são as ferramentais de linguagem que profissional usará para que estimule a conexão do cliente com a clínica e desperte o desejo de compra.

Quais gatilhos usar na avaliação estética?

  • HISTÓRIA: Conte uma boa história a fim de despertar emoções e criar uma conexão entre avaliador e paciente;
  • PROVA: Mostre exemplos de resultados com outros paciente, através de depoimentos e registros de antes e depois;
  • AUTORIDADE: Demonstre no momento da avaliação todo o conhecimento que o profissional tem a respeito do tratamento que está indicando, o quanto a clínica é referência no segmento e é a melhor escolha. Isso gerará credibilidade ao trabalho e clínica;
  • ESCASSEZ: Deixe claro que esse é o momento único de fechar o tratamento com boas condições e que pode ser que da próxima ele não consiga. Quanto mais difícil de conseguir algo, mais valioso ele se torna;
  • RECIPROCIDADE: Ofereça um brinde ou uma demonstração que gere valor para o cliente. Ele se sentirá na obrigação de retribuir, aumentando as chances de fechar o pacote;
  • ANTECIPAÇÃO: Fale dos resultados positivos do tratamento, deixei-o empolgado com o que poderá acontecer lá na frente ao fechar o procedimento;
  • EMOÇÃO: Desperte as emoções no seu paciente, faça com que ele se sinta bem e tenha sentimentos positivos;
  • DESAPEGAMENTO: Mostre quais são os benefícios que o cliente terá ao fechar o tratamento na sua clínica, mas não o force a comprar nada. Assim ele sentirá que o benefício maior é para ele e não para a clínica;
  • SURPRESA: Ofereça algo que o paciente não esteja esperando, gerando valor ao atendimento e expectativas.

A importância da avaliação estética para a sua clínica de remoção de tatuagem

A partir da leitura acima você pode perceber o quanto a avaliação estética é importante para garantir que os procedimentos oferecidos na sua clínica sejam realizados com qualidade e percebidos de forma satisfatória pelos seus clientes.

A avaliação estética é uma ferramenta que facilita na indicação do melhor tratamento, orienta sobre o pré e o pós procedimento, enumera as prioridades, identifica as contraindicações e ajuda na montagem da programação ideal para cada biótipo.

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