Engana-se quem pensa que a única forma de remover tatuagem é através de técnicas a laser. Saiba que existem métodos caseiros e é possível remover tatuagem em casa, ou pelo menos tentar.
Massss isso não quer dizer que esses outros métodos são os mais indicados, seguros e eficientes para essa finalidade. É preciso analisar como funciona o procedimento, como age na pele e os resultados finais que cada um deles trará. Além, claro, da segurança e riscos que envolvem cada tipo de procedimento.
Continue a leitura que iremos expor quais são esses métodos para remover tatuagem em casa para que você tome a decisão em optar por eles ou outras técnicas mais seguras e eficazes.
Métodos caseiros x métodos profissionais
Ficar com um desenho marcado na pele que já perdeu completamente a razão de estar ali é extremamente incômodo para muitas pessoas, que procuram arduamente uma forma de se livrar daquela memória indesejada a qualquer custo.
Quando pensamos em apagar tatuagem logo nos vem à cabeça a técnica mais utilizada na atualidade, a remoção de tatuagem a laser. Isso porque existe hoje no mercado uma infinidade de equipamentos com tecnologias de ponta, que permitem um tratamento seguro para clínica e paciente, cujos resultados são satisfatórios e atendem as expectativas.
Mas nem sempre aqueles que desejam despigmentar tatuagem optam pelo procedimento a laser, por não poderem arcar com os custos do tratamento ou por escolherem testar um outro método.
As buscas por maneiras de remover tatuagem em casa são grandes. E nós resolvemos ajudar você com informações completas de cada uma das técnicas caseiras utilizadas para apagar tattoo.
Métodos caseiros para remover tatuagem em casa
1- Cremes específicos
Existem no mercado cremes que são formulados com a finalidade de remover pigmentos da pele. Esses produtos são pomadas de uso tópico que podem ser encontradas facilmente em lojas virtuais ou farmácias, já que não é necessário prescrição médica para sua compra.
Normalmente esses cremes são feitos com duas formulações diferentes e possuem mecanismos de ação distintos. Um utiliza-se do ácido tricloroacético (TCA) para promover uma descamação da camada superficial da pele. Dessa forma, a medida que a descamação acontece uma nova camada de pele se forma em substituição da outra, removendo a tatuagem nesse processo.
O segundo tipo de creme para remover tatuagem em casa possui como base a hidroquinona, substância que age promovendo o clareamento da região aplicada. Ou seja, há um branqueamento da área devido a diminuição da melatonina, fazendo com que os pigmentos da tatuagem fiquem mais claros gradualmente.
Esse removedor de tatuagem caseiro não é a melhor indicação pra quem busca apagar por completo o desenho indesejado da pele. Como os pigmentos da tattoo ficam depositados nas camadas mais profundas da pele, os cremes não conseguem atingir onde eles estão. Com isso, não promoverá a remoção total do desenho, deixando-as apenas mais claras.
Além de não ser garantido o resultado esperado, o uso tópico dessas pomadas por vários meses podem causar reações alérgicas na pele, como irritações, vermelhidão, coceiras e levar, até mesmo, a queimaduras de diferentes graus e deixar cicatrizes.
2- Abrasão com sal
Outro método muito utilizado para remover tatuagem em casa é a salabrasão ou, simplesmente, abrasão da pele utilizando sal. Utilizando apenas três ingredientes – água, instrumento abrasivo e sal – o pigmento da tatuagem é removido da pele pelo processo de lixamento e esfoliação da área tatuada.
Esse processo para remover tatuagem em casa é feito através da aplicação de uma pasta abrasiva de textura grossa e arenosa, feita com sal comum e água. Essa pasta é aplicada sobre a tatuagem utilizando um instrumento abrasivo (gaze ou lixa), esfregando o local até sentir a desmacação da região. A pele fica machucada e é normal que haja um sangramento na área. É necessário fazer o procedimento diversas vezes.
A tatuagem é clareada à medida que há a descamação da região e nascimento de uma nova camada de pele. Mas também para remoção completa esse método não é o mais indicado.
A pele de cada pessoa reage de uma forma diferente. Os resultados da abrasão com sal irão depender de vários fatores, como condição da pele, tamanho do desenho, cores e tipo da tinta da tatuagem e tempo que ela foi feita na pele.
Por ser um processo doloroso, muitas pessoas preferem aplicar um anestésico na região antes da realização do procedimento. Nesses casos, sempre deve haver uma orientação médica. A consulta a um profissional também será necessário em pessoas que são mais sensíveis à formação de queloides e manchas na pele.
3- Creme de Aloe Vera
A aloe vera ou babosa, como é popularmente chamada, é muito conhecida pelos seus poderes terapêuticos, sendo utilizada para curar queimaduras, suavizar cicatrizes e hidratar a pele e cabelos. Mas também é indicada como um método para remover tatuagem em casa, associando a babosa com a planta Paederia Tomentosa e a Vitamina E.
O procedimento é simples e é preparado misturando o gel da folha fresca, a planta Paederia Tomentosa e cápsulas de vitamina E até se formar uma pasta grossa, que é aplicada suavemente na região onde a tatuagem foi feita, com movimentos circulares por cerca de 10 minutos.
O processo deve ser feito por vários dias seguidos, até que haja o clareamento do desenho. Indica-se que seja feito após o banho, já que a pele estará úmida e os poros mais dilatados.
Mesmo sendo uma preparação natural, cuja pele ficará bastante hidratada e saudável, não há como comparar os resultados com tecnologias mais modernas e eficazes como o laser. Haverá o clareamento da região, mas é muito difícil que o desenho suma por completo, sem deixar resíduos. Além de que é um tratamento bastante demorado, sendo necessárias diversas aplicações.
A melhor técnica para apagar tatuagem
Apesar de existirem os métodos para remover tatuagem em casa como cremes específicos, abrasão com sal e gel de aloe vera, eles não são a melhor escolha para remover um desenho por completo. Eles promovem o clareamento da região, mas ainda é possível deixar resíduos.
A melhor técnica disponível no mercado hoje é a remoção de tatuagem a laser. Através de equipamentos modernos como o Inkie Laser, com tecnologia de ponta, como o Q-Switched ND Yag, o tratamento torna-se extremamente eficaz e seguro para o paciente, sendo possível perceber o resultado logo na primeira sessão do laser.
A remoção a laser parte do princípio da fototermólise seletiva. O equipamento libera pulsos de luz visível que chegam até a camada onde o pigmento é depositado, cuja energia dissipada é absorvida por esse pigmento. Então, é convertida em calor e quebrada em micro partículas liberadas pelo sistema linfático do paciente. De forma gradual, o pigmento vai ficando mais claro até desaparecer por completo.
Nessa tecnologia é possível preservar toda a pele em volta da região tratada, mantendo-a saudável durante todo o tratamento, já que os equipamentos a laser conseguem atingir alvos específicos. Por isso, não é necessário repouso após a sessão. O paciente pode retornar às suas atividades habituais logo após passar pelo procedimento.
Dentre todos os métodos possíveis para se remover uma tatuagem, caseiros ou profissionais, sem dúvidas, a que utiliza da tecnologia a laser é a melhor escolha. Além de garantir resultados extremamente satisfatórios, é um técnica segura para paciente e clínica.
Acesse aqui e encontre uma clínica próximo de você que ofereça a remoção de tatuagem com o Inkie Laser.