Abrir o seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. O ramo da estética e beleza é uma excelente opção de empreendimento, considerando que o Brasil é o quarto maior mercado desse segmento no mundo, segundo os dados do Euromonitor International, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC.
Redução de gordura localizada, preenchimentos, criofrequência, depilação a laser, são alguns dos principais tratamentos oferecidos nas mais diversas clínicas espalhadas pelo país. Mas dentre os mais buscados está a remoção de tatuagem a laser, protocolo que visa apagar da pele os pigmentos de um desenho indesejado.
Iniciar um novo negócio não é tarefa fácil, exige muita dedicação e esforço. Principalmente na área da beleza, sendo preciso atentar-se para etapas que são fundamentais para que a clínica esteja dentro das exigências legais.
No texto de hoje vamos ajudar você nessa tarefa de como iniciar um empreendimento promissor. Para isso, preparamos 05 passos essenciais de como abrir uma clínica de estética. Continue a leitura e descubra!
05 passos de como abrir uma clínica de estética
Para aproveitar a alta demanda desse setor que cada dia mais cresce e abrir uma clínica de estética é necessário seguir alguns passos. Os principais são eles:
Passo 1: Elaborar um bom plano de negócios
O primeiro passo de como abrir uma clínica de estética de sucesso está relacionado à criação de um bom planejamento desse empreendimento. O plano de negócios é uma espécie de documento norteador, que reunirá todas as informações primordiais para direcionar suas ações.
Neste documento será definido o modelo de negócio a ser utilizado, quais as estratégias serão mais eficientes, quais os recursos serão necessários para que a clínica funcione, como será composto o quadro de pessoal e outros requisitos para abertura do empreendimento.
Ter um plano de negócios bem estruturado em mãos, além de reduzir os riscos do negócio, irá aumentar as chances dele ter sucesso. Nele, devem constar as seguintes partes:
- Sumário Executivo: descritivo do que é o negócio, qual o mercado alvo e vantagens competitivas dele, as principais projeções de vendas e de lucratividade.
- Equipe de Gestão: estrutura organizacional do negócio, contendo o currículo resumido das pessoas-chave que farão parte da empresa.
- Pesquisa de Mercado: informações da situação do mercado da estética e beleza e suas principais tendências, descrevendo quais são os clientes, fornecedores, concorrentes.
- Análise Econômico-Financeira: contempla as projeções de vendas dos serviços ofertados, margens e lucratividade, os custos, ponto de equilíbrio, tempo para chegar a um fluxo de caixa positivo e os cálculos de retorno.
- Plano de Marketing: são as informações que irão definir a precificação, qualidade do serviço prestado, quais serão os canais de venda adequados e os principais meios de divulgação e propaganda.
- Plano Operacional: definição dos processos operacionais essenciais, regulamentações e assuntos jurídicos, localização geográfica.
- Plano de Implantação: contempla a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), análise de cenários e riscos, contratações de pessoal, necessidade de capital próprio e externo e de Capital de Giro.
Passo 2: Prepare a documentação necessária
Todo novo negócio deve estar devidamente de acordo com a legislação necessária para o seu funcionamento. Portanto, durante todo o processo de como abrir uma clínica de estética, um dos pontos de atenção deve ser a separação da documentação exigida.
Para evitar problemas futuros, o empreendedor deve buscar as regulamentações relacionadas ao segmento da estética e beleza, como o código sanitário, e entender o que diz a legislação do código de defesa do consumidor.
Além disso, precisa providenciar os documentos e registros de autorização de funcionamento da clínica, como abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrição na junta comercial do seu município. Dar entrada no pedido de alvará junto à Vigilância Sanitária.
Por ser uma etapa extremamente importante e complexa, sugerimos que todo esse processo seja feito com o auxílio de profissionais ou assessorias contábeis para realizar toda a parte burocrática.
Passo 3: Escolha do local e infraestrutura do espaço
Após elaborar um bom plano de negócios e reunir toda a documentação necessária para o funcionamento do empreendimento, a terceira etapa do processo de como criar uma clínica de estética é a definição do local e infraestrutura do espaço.
A localização da sua clínica de estética fará total diferença para que você consiga chegar até o seu público-alvo e, consequentemente, ter resultados de vendas positivos. Opte por lugares movimentados, como avenidas, shoppings, próximo a academias e salões de beleza, que sejam frequentados pelos mais diversos públicos e classes sociais.
Na hora da escolha geográfica, procure respostas paras perguntas como:
- É fácil do cliente chegar nesse endereço?
- Há algum obstáculo ou impedimento que atrapalhe que ele chegue até a clínica?
- Nesse local, existe estacionamento?
- Há meios de transporte público que levam até essa região?
- O espaço fica em uma área com alto tráfego de pessoas?
Escolhido o local ideal, prepare a infraestrutura do espaço. Crie um ambiente que será agradável e confortável tanto para os clientes quanto para os colaboradores que ali atuarão. Pense nas cores ideais, na iluminação, na decoração, no mobiliário, nos equipamentos de qualidade para realização dos procedimentos, na organização do espaço.
Uma estrutura ruim poderá não gerar boa primeira impressão e criar uma experiência negativa no atendimento. Além disso, deverá seguir as orientações de espaço físico determinadas pela Anvisa.
Passo 4: Construção da equipe de profissionais
A quarta etapa da jornada de como abrir uma clínica de estética é essencial para o sucesso do empreendimento, a formação da equipe de profissionais que atuará no espaço.
Inicie fazendo um levantamento de quantas pessoas serão necessárias para compor o quadro de colaboradores, definindo a função que cada uma delas irá ocupar. Com isso, busque pelos profissionais que atenderão as qualificações exigidas para execução dessas funções, como recepcionistas, administradores, fisioterapeutas, esteticistas, biomédicos, enfermeiros, dentre outros.
A escolha de profissionais competentes e qualificados para suas funções, que estejam alinhados com os valores da clínica, são fundamentais para a oferta de serviços de excelência e sucesso do negócio.
Tenha o atendimento como foco e diferencial. Prestar um serviço humanizado, atencioso e eficiente, fará com que sua clínica se destaque frente às concorrentes e tenha mais conversão em vendas. Hoje em dia os clientes estão dispostos a pagar mais por serviços com valores agregados, principalmente relacionados a qualidade e atendimento.
Passo 5: Inicie as estratégias de divulgação
O último passo para você que está interessado em como abrir uma clínica de estética é dar início às estratégias de divulgação traçadas no plano de negócios da primeira etapa. É muito importante que o empreendedor saiba para onde deve direcionar sua comunicação para chegar até os possíveis clientes e se diferenciar das clínicas concorrentes.
Escolher os meios de comunicação que serão ideais para divulgar para sua audiência as campanhas e serviços da clínica e definir quais os canais de atendimento serão disponibilizados para os clientes, são parte do plano de marketing do seu negócio.
Uma excelente estratégia de marketing para os dias atuais, onde a tecnologia e alcance da internet impera, é ter uma boa presença nos canais digitais. Tenha um site institucional bem estruturado, perfil nas principais redes sociais como Instagram e facebook, e disponibilize canais de atendimento de resposta rápidas e personalizadas como o Whatsapp.
Hoje existem uma infinidade de ferramentas e possibilidades para divulgar os serviços oferecidos na sua clínica de estética. Analise todas aquelas que estão mais relacionadas ao seu negócio e escolha aquelas que trarão os melhores benefícios de acordo com os seus objetivos.
Dica bônus: escolha os melhores equipamentos
A qualidade dos serviços prestados na sua clínica será diretamente afetada de acordo com as escolhas dos equipamentos que irá utilizar no espaço. Ao escolher aparelhos de alta tecnologia, fabricados por empresas sérias e com experiência no mercado, seus clientes perceberão mais valor nos serviços.
Um ponto importante, é buscar por equipamentos que possuam a certificação da Anvisa. O registro é a garantia de que aquele produto atendeu a todas as normas estabelecidas pelo órgão governamental brasileiro na sua produção e está apto a ser comercializado e utilizado.
Os equipamentos da Inkie Laser e Contourline Medical, direcionados ao mercado da medicina estética, são os mais modernos e inovadores da atualidade. Possuem a segurança e versatilidade para se diferenciar das concorrentes, alinhadas a uma alta rentabilidade que a sua clínica precisa. Pesquise, escolha e confie no melhor!