Inkie Laser-A solução definitiva para remoção de tatuagem e lesões pigmentadas

Para remoção de tatuagem e lesões pigmentadas, o Inkie Laser é a solução definitiva

Atualmente, uma das principais queixas nas consultas dermatológicas se relaciona às áreas pigmentadas. A tatuagem que perdeu o sentido, a micropigmentação de sobrancelhas mal feita, o melasma que incomoda cada dia mais ou as pequenas manchas na pele causadas pela exposição diária ao sol. Os pacientes vão em busca de uma solução para o problema. Dentre eles, a procura pela remoção de tatuagem tem um número expressivo.

O que já era de se esperar, já que cresce de forma acelerada o número de interessados em marcar na pele o desenho dos sonhos. Para ter uma melhor ideia desse crescimento, em 2020, o setor dos estúdios de tatuagens e piercing no Brasil teve um aumento de 50%, fazendo com que o país ficasse em 9ª posição no ranking de países mais tatuados do mundo.

Afinal, qual a melhor forma de fazer a remoção de tatuagem?

Há cerca de 50 anos, quando se iniciaram as tentativas de técnicas capazes de retirar tatuagem, era impensável imaginar uma que não fosse invasiva e/ou dolorosa para o paciente. Hoje, existem métodos e equipamentos não tão agressivos e que dão resultados muitos mais eficazes.

Se pensarmos nas tecnologias utilizadas para esse fim, podemos listar:

– Procedimento cirúrgico: antiga, porém ainda utilizada, está perdendo espaço por ser limitada, já que é necessário ter pele suficiente para cobertura da área, além de deixar cicatriz pela incisão.

– Dermoabrasão: remove a pigmentação de forma parcial ou total, dependendo do caso. Utiliza da destruição não seletiva do tecido cutâneo através da descamação das camadas superiores da pele, fazendo com que uma nova camada de pele cresça em substituição a antiga.

– Laser: método mais recente e mais indicado, já que utiliza de um feixe de luz intenso localizado, ou seja, destinado a atingir apenas a área pigmentada. Dependendo da tecnologia dos equipamentos disponíveis no mercado, o resultado será ainda mais eficaz.

Q-Switched ND Yag é a melhor tecnologia a laser para remoção de tatuagem

De todas as técnicas descritas acima, a melhor delas para apagar tatuagem, sem dúvidas, é o laser. A palavra deriva da sigla em inglês Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que significa luz amplificada por emissão estimulada de radiação.

Em outras palavras, o laser é um feixe de luz – que pode ser gasoso, líquido ou sólido – produzido por um meio ativo, cujo sistema de entrega fará com que essa luz, ativada pela fonte de energia, chegue ao tecido a ser tratado.

Todos os aparelhos de laser disponíveis no mercado possuem, necessariamente, o meio ativo, sistema de entrega da luz e a fonte de energia. O que faz com que um se difere do outro são, justamente, a tecnologia utilizada nesses componentes.

O Inkie Laser, da Ligth Laser, utilizada da tecnologia Q-Switched ND Yag, a mais indicada para tratamento de lesões pigmentadas.

Tecnologia Q-Switched ND Yag

O nome Q-switched refere-se ao mecanismo utilizado no controle da saída de luz do equipamento, concentrando toda a energia em uma série de pulsos que modulam as perdas intracavitárias, conhecido como o fator Q do ressonador a laser.

Antes da década de 1990, quando os lasers quality switched ganharam notoriedade devido aos resultados de estudos que demostraram a sua eficácia em atingir pigmentos da derme de forma seletiva, pensava-se que os lasers tratavam apenas lesões pigmentadas localizadas na parte superficial da pele.

O laser Q-switched ND Yag é um laser que possui energia de alta intensidade, descarregada na forma de pulsos de nanosegundos. São feixes de luz visíveis extremamente curtos, cujo meio ativo é um cristal de ítrio-alumínio-granada dopado com 3% de neodímio.

Os feixes passam pela pele, chegando até as camadas de tecido mais profundas, quebrando os pigmentos em micropartículas, que serão eliminadas pelo sistema linfático do paciente. O pigmento fica gradualmente claro até desaparecer totalmente.

Qual equipamento possui essa tecnologia?

O Inkie Laser é o equipamento disponível no mercado que tem apresentando maior eficácia e segurança para realização de tratamentos de remoção de tatuagem. Por ser não ablativo, não danifica o tecido no entorno da área tratada, deixando as sessões mais confortáveis para o paciente.

Quantas sessões são necessárias para apagar tatuagem?

A correta indicação de quantas sessões serão necessárias para finalização do tratamento de remoção de tatuagem a laser dependem de diversos fatores. O profissional deve analisar qual o tempo que a pigmentação foi feita na pele, qual a cor foi usada nessa pigmentação, qual o tipo de tinta foi usada para fazer o desenho e qual a área que ele ocupa, qual a profundidade que está na pele e a cicatrização do paciente.

Qual o intervalo entre as sessões e a duração média?

Após a realização do procedimento é fundamental que a pele tenha um tempo para se recuperar e cicatrizar por completo. Por isso, é extremamente importante seguir o intervalo de 30 a 40 dias entre uma sessão e outra. O tempo exato é calculado pelo profissional, no momento da avaliação do paciente. Quanto maior o tempo de intervalo, mais tinta sairá do corpo pelo processo de fagocitose.

O tempo de duração da sessão vai depender do tamanho da área a ser tratada e da característica do desenho ou lesão. Ou seja, para uma tatuagem que for completamente preenchida e ocupar uma área maior na pele o tempo de duração será maior que uma que for pequena e tiver apenas o contorno.

O procedimento pode ser feito em qualquer cor de pele?

Sim, a tecnologia Q-switched ND Yag do Inkie Laser permite que seja aplicado em diferentes tonalidades de pele, da mais escura a mais clara. Porém, é importante frisar que quanto menos pigmentada for a pele, os resultados serão melhores.Baixar o guia para remoção de tatuagem

Há alguma contraindicação no uso do Inkie Laser?

Sim, não são todos os pacientes que podem passar pelos procedimentos de remoção de tatuagem a laser. O primeiro grupo contraindicado são as grávidas. Pessoas que possuam infecções ativas, feridas ou inflamações na área a ser tratada também não podem realizar o tratamento.

 Qualquer pessoa pode operar o equipamento?

Sem dúvidas, somente profissionais preparados podem manusear a máquina. É indispensável que esses profissionais conheçam a fundo a técnica que irão operar, como entender sobre comprimento de onda e ação do laser na pele. Somente especialistas terão conhecimento suficiente para realizar os diversos procedimentos que o Inkie Laser permite.

O Inkie Laser é exclusivo para remoção de tatuagem?

Como falado no início, o aparelho é multitarefas.  A tecnologia Q-Switched também pode ser usada para estimulação da produção de colágeno na pele, clareamento de manchas diversas, como as causadas por exposição solar, melasmas, olheiras, dentre outros.

Ficou claro que o Laser Q-Switched Nd Yag do Inkie Laser é a mais alta tecnologia no quesito remoção de tatuagem e lesões pigmentadas. É o equipamento mais seguro e eficiente disponível no mercado, oferece tratamentos com resultados incomparáveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online