Mulher realizando procedimento para remover tatuagem no tornozelo

Demanda por procedimentos para remover tatuagem e micropigmentação cresce nas clínicas estéticas

Se tem um mercado que está indo na contramão quando comparado a outros, como negócios do setor de bens e consumo, por exemplo, é o dos estúdios de tatuagem e piercing. Para termos uma ideia mais real desse cenário, as projeções globais para o ano de 2021 chegaram a um aumento de 23,2%. No Brasil, em 2020 esse crescimento chegou a 50%, deixando o país na 9ª posição no ranking geral de nações mais tatuadas, segundo dados da Associação Nacional dos Tatuadores. E se tem muita gente fazendo, tem muita gente querendo tirar também. Então, a demanda por procedimentos para remover tatuagem e micropigmentação consequentemente também cresce.

Paralelo aos estúdios de tatuagem, observa-se uma grande expansão dos estúdios de micropigmentação de sobrancelhas. Desde 2015 diversos novos negócios surgiram no Brasil, época em que a moda do olhar mais marcado ficou mais evidente e em alta, principalmente entre as mulheres.

Tanto para realizar uma tatuagem quando para fazer uma micropigmentação de sobrancelhas são necessários procedimentos de pigmentação da pele. Apesar de cada um ser feito com uma técnica específica para seu fim, ambos consistem no depósito de pigmentos nas camadas da pele, afim de formar desenhos de forma permanente. Na tatuagem normalmente depositam-se as partículas de tinta em camadas mais profundas, enquanto nas micropigmentações nas mais superficiais.

Na mesma corrente que temos o crescimento da procura por esses protocolos pigmentadores há aqueles que buscam justamente o contrário: procedimentos para remover tatuagem e micropigmentação. As buscas nas clínicas de estética têm aumentando de forma significativa nos últimos tempos.

Desenhos que já não tem nenhum significado mais para quem o fez, nomes e datas que já não fazem mais sentido, arrependimento na escolha da imagem, são alguns dos mais variados motivos que levam uma pessoa a procurar alternativas de como retirar tatuagem.

Se pensarmos nas micropigmentações, a procura pela remoção está relacionada, na maioria das vezes, à procedimentos mal feitos, cujo formato do desenho das sobrancelhas foi mal realizado e a cor da tinta aplicada não é a ideal para as características do cliente. O número de profissionais disponíveis no mercado para realizar a técnica cresceu bastante, mas nem sempre são capacitados e possuem experiência para desempenhá-la.

Arrepender de ter feito a tatuagem ou ter escolhido aquele determinado local para fazer a micropigmentação não é um problema. É normal e está tudo bem! A boa notícia é que existem procedimentos eficazes e equipamentos seguros, como o Inkie Laser – que utiliza do laser Q-Switched ND Yag, um dos mais modernos encontrados no mercado hoje – que garantem resultados super satisfatórios para os pacientes.

Procedimentos para remover tatuagem e micropigmentação

Graças ao crescente avanço da tecnologia é possível encontrar diversas técnicas para remover tatuagem e micropigmentação. Umas mais eficazes, outras menos. Abaixo, vamos listar todas elas para comparar qual é a ideal para o resultado esperado.

Cover-ups

A técnica consiste em fazer a cobertura de um desenho já existente com um novo desenho por cima. Ou seja, é como se tivesse fazendo uma nova tatuagem ou micropigmentação, mas em uma pele que já possui tinta.

Já que a pele não ficará limpa após o procedimento, essa opção é ideal para aqueles que buscam corrigir falhas nos formatos assimétricos de uma sobrancelha mal executada ou retocar/fazer um desenho novo para cobrir uma tatuagem que não gosta.

Cremes

Os cremes para remoção de micropigmentação ou tatuagem são pomadas tópicas, usadas pelo paciente na área onde existe a tinta. Podem ser encontradas em duas composições diferentes: a base de ácido tricloroacético (TCA) e hidroquinona.

A primeira, por ser um ácido, promove a descamação da camada superficial da pele, fazendo com que uma nova pele substitua a que está sendo removida. Com isso, o pigmento vai saindo gradualmente junto com a camada descamada.

A segunda possui a função clareadora. Ela irá agir nos pigmentos da epiderme, reduzindo-os, e branqueando a área aplica. Dessa forma, a tatuagem vai ficando mais clara aos poucos, ficando menos aparente.

Ambas as composições não há garantia de 100% da remoção do pigmento da pele, já que, normalmente, a tinta é depositada nas camadas mais profundas, onde não há ação dos cremes.

Dermoabrasão

Utilizando lixas manuais ou elétricas, a dermoabrasão promove o lixamento da pele, removendo as camadas mais superficiais a medida que as sessões são realizadas. Com isso, o pigmento irá sair da pele juntamente às camadas removidas.

Essa esfoliação mecânica do tecido é uma técnica bastante agressiva, causando muitos incômodos ao paciente, como irritação da pele, vermelhidão, ardência. Em alguns casos, se o pós procedimento não for feito de forma cuidadosa, pode causar infecções locais e cicatrizes.

Assim como na utilização dos cremes, a dermoabrasão não garante a total remoção da tatuagem ou micropigmentação. Vale a pena avaliar se, por não ter resultados 100% efetivos, é a melhor escolha.

Peeling Químico

Muito conhecido e utilizado nas clínicas de estética como procedimento de rejuvenescimento facial, o peeling químico é também utilizado como método despigmentador.

Na técnica injetada-se ácidos sobre a área pigmentada, sendo os dois mais comuns utilizados o ácido tricloroacético (ATA) e o ácido fenol. O líquido agirá na pele por um determinado tempo, causando um processo inflamatório natural que desencadeará na descamação e renovação do tecido da área tratada.

Procedimento cirúrgico

Pode ser considerado o método mais antigo no processo de remoção de tatuagem e micropigmentação. Antes de existirem técnicas mais modernas, como o laser, os pacientes eram submetidos a uma excisão cirúrgica do tecido onde está o desenho.

Com a região anestesiada e utilizando um bisturi, o médico retira a pele cujo pigmento está aplicado, sendo a área coberta com o excesso de pele já existente no local, através de pontos cirúrgicos. É um procedimento relativamente simples e não é necessário internação.

Em pacientes que possuem todas as condições mínimas para realização do procedimento, essa é uma técnica considerada satisfatória, já que retira 100% da tatuagem. Mas, é preciso ficar bem claro que, por se tratar de uma cirurgia, é inevitável que ficará uma cicatriz na área.

Laser

Se tem um método eficaz e seguro é o laser para remoção de tatuagem e micropigmentação indesejada. Existem equipamento ultra modernos disponíveis no mercado, que garantem resultados extraordinários, como é o caso do Inkie Laser. Utilizando do laser Q-switched ND Yag, o equipamento possui parâmetros e protocolos pré-estabelecidos, sendo de fácil manuseio e utilização.

A técnica do laser para despigmentação parte do princípio conhecido como a fototermólise seletiva, ou seja, o pigmento utilizado nas micropigmentações e tatuagens é quebrado pelo calor do laser e absorvido e eliminado pelo sistema linfático do paciente.

A tecnologia do Inkie age de forma localizada, atingindo os pigmentos de forma específica. Possui diversos comprimentos de onda capazes de atingir cada grupo de cores de tinta. Essa ação concentrada torna o processo extremamente eficiente, já que elimina os pigmentos desejados sem atingir a região no entorno do desenho. A pele mantem-se saudável durante o tratamento.

Como o laser age?

O mecanismo de ação do equipamento é através da liberação de pulsos de luz visíveis, que ao penetrar nas camadas da pele, chega até onde está concentrado o pigmento que, automaticamente, absorve a luz emitida transformando-se em calor. Com isso, o laser quebra a tinta em micro partículas que o organismo do paciente elimina de forma gradual. À medida que o pigmento vai ficando mais claro, o desenho irá desaparecendo.

Para apagar tatuagem a laser por completo são necessárias algumas sessões. Mas logo na primeira já é possível perceber o clareamento do pigmento. O profissional responsável irá analisar de forma minuciosa as características do paciente e da área tratada, que consideram cor e tipo da tinta, tamanho e qualidade do desenho, camada que foi aplicado o pigmento na pele, a quanto tempo foi feito, dentre outros. O tempo de duração da sessão também é calculado nessa análise.

Baixar o guia para remoção de tatuagem

Qual o melhor procedimento para remover tatuagem e micropigmentação?

De acordo com todas as informações repassadas acima, dentre todos os procedimentos para remover tatuagem e micropigmentação existentes na atualidade, podemos considerar o laser o mais indicado e com melhores resultados para quem deseja apagar por completo o desenho indesejado.

Escolhendo um equipamento de qualidade e com tecnologia de ponta nesse quesito, como é o caso do Inkie Laser,  uma clínica séria com profissionais qualificados, é garantido o alcance dos resultados esperados pelo paciente.

E se você é dono de clínica e não quer ficar para trás nessa tendência que vai lotar a sua agenda, preencha o formulário abaixo e saiba como ter o Inkie aí na sua clínica.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online