As manchas de pele são um dos incômodos que levam um grande número de pessoas a procurar por tratamentos clareadores. Principalmente quando elas estão em regiões do corpo mais expostas e ficam mais aparentes, como manchas no rosto, braços e colo. E por isso, dentre os procedimentos mais procurados nas clínicas de estética estão aqueles que utilizam do laser para clarear a pele.
Existem, de fato, diversos protocolos de tratamento voltados para essa finalidade. Mas a pergunta é: o laser para clarear a pele realmente funciona?
Se você está em busca de uma solução para as manchas na pele e tem o laser como uma opção, continue a leitura e saiba a resposta para essa e outras dúvidas.
O que causa manchas no rosto?
Ter algumas manchas no corpo ou pintas de cores e formatos diferentes é um processo comum do nosso organismo. Isto porque, a distribuição da melanina – pigmento responsável por dar cor à pele e protegê-la do sol – não tem uma distribuição totalmente homogênea no tecido cutâneo.
Dessa forma, vão existir regiões da pele onde há uma concentração menor da melanina e outras onde haverá células ricas em melanina, dando origem às pintas e as manchas na pele. A maioria não traz riscos para as pessoas, mas algumas delas merecem atenção e cuidados especiais.
As manchas no rosto e corpo podem ser causadas por diversos fatores, como exposição ao sol, uso de medicamentos e machucados. Podem ter tonalidades, formatos e texturas diferentes, de acordo com o motivo que ocorreram.
As manchas avermelhadas estão normalmente ligadas a episódios alérgicos causados por medicamentos, ingestão de determinados alimentos ou contato com substâncias alergênicas. Mas também podem estar relacionadas a doenças, como sarampo, dengue, lúpus ou rubéola.
As manchas escuras se dão pelo acúmulo de melanina naquela região, muitas vezes causadas por queimaduras químicas, exposição excessiva ao sol e disfunção hormonal. No rosto é muito comum o surgimento de melasmas, manchas de tom amarronzado, justamente devido à essas causas, além de uso de cosméticos, disfunção na tireoide e genética.
As manchas esbranquiçadas surgem quando há uma redução da melanina na pele, estando relacionadas na maioria das vezes a infecções por fungos, dermatites, vitiligo, esclerose tuberosa e hipocromias pós-inflamatórias.
É recomendado que as manchas sejam avaliadas por médicos dermatologistas, para descartar a possibilidade de serem causadas por doenças sérias, como câncer de pele, por exemplo. Quando as manchas preexistentes apresentarem mudança de formato, textura e coloração, procure um profissional de confiança para diagnóstico preciso.
Métodos mais usados para clarear a pele
Identificado que as manchas na pele não são causadas por doenças que merecem tratamentos mais minuciosos, é possível buscar por protocolos para clarear a pele. As manchas de exposição do sol e melasmas, por exemplo, podem ser tratadas, havendo uma melhora significativa.
Os métodos que são mais usados para clarear a pele são:
-
-
Cremes e pomadas clareadoras
-
Na maioria das vezes é iniciado um tratamento tópico para clarear as manchas da pele. Esses cremes e pomadas são compostos por hidroquinona, que inibem a formação da melanina; tretinoína ou ácido retinoico, promovendo o clareamento através da esfoliação da camada superficial da pele; niacinamida, que atua como inibidor da síntese da melanina.
-
-
Peeling Químico
-
Utiliza de concentrações maiores de ácidos aplicados de forma controlada na pele manchada. Os agentes químicos promovem uma esfoliação profunda do tecido cutâneo, dando lugar a uma pele com novas células epiteliais sem hiperpigmentação.
-
Microagulhamento
Nesse procedimento, é usado um aparelho específico com pequenas cânulas e agulhas para aplicar substâncias clareadoras diretamente nas lesões, aumentando o seu poder de ação.
-
-
Laser
-
Através da emissão de feixes de luz que irão agir diretamente na camada pigmentada da pele, a melanina é quebrada em micropartículas que serão eliminadas pelo sistema linfático do paciente. Por ser controlado e direcionado, não danifica o tecido circundante à área tratada, mantendo a integridade da pele. O tratamento a laser para clarear a pele é considerado o melhor, oferecendo os melhores resultados.
Como funciona o clareamento de pele a laser?
O mecanismo de ação de um tratamento a laser para clarear a pele tem o mesmo princípio básico dos realizados para remoção de tatuagem e lesões pigmentadas. Feixes de luz visíveis são emitidos pelos equipamentos a laser quebrando as partículas de pigmento, num processo conhecido como fototermólise seletiva.
A energia do laser, cujos pulsos curtos, rápidos e intensos são emitidos de forma controlada, atravessa as camadas da pele até chegar naquela onde o pigmento da mancha está depositado. Ao atingi-lo, é convertido em calor, quebrando a melanina em micropartículas de pigmento. Estas, por sua vez, são absorvidas pelas células de defesa do organismo, os macrófagos, eliminados pelo sistema linfático.
Assim, a medida que esse processo de fagocitose acontece, a região onde o laser foi aplicado ficará gradualmente mais clara, até que os pigmentos desapareçam por completo. Por ser direcionado e controlado, a emissão do laser não danifica o tecido no entorno da área tratada, mantendo a pele íntegra e saudável.
Quantas sessões de laser para clarear a pele?
O número de sessões a laser indicadas para os tratamentos de clareamento de pele, vai depender de alguns fatores. É preciso passar por uma avaliação com um profissional especializado para identificar:
- Características da pele;
- Quantidade de pigmentos da mancha;
- Qual camada ela está depositada.
Somente depois ele poderá indicar quantas sessões iniciais são ideais para o seu tratamento. Podendo acontecer de, ao longo do tratamento, essa quantidade alterar de acordo com a evolução dos procedimentos e resultados alcançados.
Quanto custa uma sessão de clareamento de pele a laser?
O custo de uma sessão a laser para clarear a pele também é bastante variado. De acordo com a localização geográfica da clínica escolhida, a confiabilidade da mesma, a qualificação dos profissionais responsáveis pelos tratamentos e qualidade dos equipamentos utilizados, o preço pode sofrer alterações.
Em média, os valores cobrados no Brasil para uma sessão de despigmentação a laser giram em torno de R$150 a R$300,00.
Qual melhor laser para clarear a pele?
Existe uma infinidade de equipamentos a laser disponíveis hoje no mercado, voltados para fins estéticos. Mas não são todos os aparelhos que podem ser usados em tratamentos a laser para clarear a pele. Os indicados para essa finalidade são aqueles que possuem a tecnologia Q-Switched.
Dos três lasers Q-Switched encontrados, Alexandrite, Ruby e ND Yag, o melhor deles para tratamentos clareadores de pele é o ND Yag. Isto porque, por possuir dois comprimentos de onda diferentes num mesmo equipamento, conseguirá melhores resultados para as mais variadas tonalidades de manchas.
Um excelente aparelho a laser que possui a tecnologia Q-Switched ND Yag é o Inkie Laser, da fabricante Ligth Laser. Moderno, inovador e com alta potência, foi pensado para oferecer tratamentos seguros e eficazes. Possui uma gama de funcionalidades que facilitam a prática das sessões, tornando-as mais confortáveis para os pacientes e garantindo que os resultados esperados sejam alcançados.
Outra grande vantagem do equipamento frente aos concorrentes é ser multifuncional. Pode ser usado além dos tratamentos a laser para clarear a pele, como em manchas de melasma, por exemplo. Com o Inkie é possível fazer procedimentos como o Black Peel, um protocolo que associa o laser com máscaras de carvão ativado, promovendo a limpeza profunda da pele e renovação celular.
Além dos benefícios já citados, o equipamento possui a certificação ANVISA, garantindo que todos os testes necessários foram feitos para que os resultados sejam realmente eficazes. Por isso, se você está em busca de um tratamento a laser para clarear a pele que seja efetivo e seguro, busque por clínicas na sua região que utilizem a tecnologia do Inkie nos seus procedimentos.