Se você quer que sua clínica de remoção de micropigmentação acompanhe o crescimento do mercado de estética, não pode deixar de ver essas dicas!
O segmento da estética e beleza é um dos maiores do mundo. Isso não somos nós que estamos falando. São dados do Grand View Research que revelam que o setor terá uma expansão mundial cuja taxa de crescimento anual será de 9,8% de 2021 a 2028. Segundo esse estudo, o mercado global da estética chegará a US$ 124,7 bilhões até 2028.
Se pensarmos a nível Brasil, em um ranking mundial, o país está classificado como o terceiro maior mercado que consume os produtos e/ou serviços ligados à saúde, estética e beleza. Perde apenas para Estados Unidos e China, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC.
São dados surpreendentes que comprovam que apesar de todas as dificuldades econômicas que boa parte das empresas enfrentaram no período da crise instalada pela pandemia do Coronavírus, esse é um mercado que se mantem firme e tem saldos positivos.
Dentro os nichos do segmento da estética, um que tem grande destaque e participação para o crescimento do setor é o de micropigmentação de sobrancelhas e lábios. São diversos novos estúdios sendo abertos a cada ano no Brasil desde 2016, época em que a “moda” do olhar marcado entrou em verdadeira expansão. Nesse ano, essa fatia do mercado movimentou mais de R$250 milhões no Brasil, de acordo com dados fornecidos pelo Euromonitor.
Durante os dois últimos anos, onde toda a população precisou utilizar máscaras anti virais para se proteger da pandemia que ainda assola o mundo, houve uma intensificação da procura pelo procedimento. A sobrancelha sempre foi considerada a moldura do rosto, desempenhando um importante papel na comunicação através das expressões. E no momento atual, com o uso das máscaras, elas tiveram um destaque maior, passando a ser o foco dos cuidados constantes da beleza.
Ao mesmo tempo que a procura pela micropigmentação de sobrancelha aumentou nos centros de estética, a busca pelo procedimento contrário também se intensificou. Clínicas de remoção de micropigmentação viram suas demandas crescerem de forma significativa. Afinal, a explosão desse mercado trouxe consigo um boom de profissionais, que nem sempre, estão preparados para realização da técnica, deixando clientes insatisfeitos com o trabalho realizado.
Com isso e com as diversas novas tecnologias voltadas para os procedimentos de despigmentação de sobrancelhas, aqueles que arrependeram da técnica escolhida ou do profissional que a executou, sentiram-se seguros para buscar um tratamento de remoção do pigmento.
Apesar do constante crescimento do segmento, a competitividade do mercado é alta. Traçar um planejamento e estratégias é fundamental para que a sua clínica de remoção de micropigmentação se mantenha a frente dos concorrentes. O marketing é um importante aliado no processo de crescimento e fortalecimento do seu negócio.
5 dicas de como usar o Marketing a favor da sua clínica de remoção de micropigmentação
Preparamos 5 dicas de marketing para clínicas de estética que vão auxiliar você a alavancar e manter o seu negócio em alta.
1. O bom atendimento é fundamental para fidelização da clientela
Pesquisas comprovam que 94% dos brasileiros consideram ser fundamental ter um bom atendimento para ter uma experiência de compra positiva. A qualidade desse atendimento está diretamente ligada à conduta dos profissionais atuantes na clínica.
É muito importante que a sua equipe esteja alinhada com os propósitos da sua empresa, tenham conhecimento técnico dos serviços e procedimentos ofertados no espaço, saibam passar todas as informações corretamente e sanar as dúvidas que surgirem e sejam cordiais e receptivos as atender os clientes. Atendimentos humanizados e personalizados irão conquistá-los.
Para isso, invista em treinamentos constantes da equipe de pessoal que trabalhará no seu negócio, acompanhe ativamente o dia a dia da clínica de remoção de micropigmentação, faça reuniões para escutar o que seus colaboradores tem a dizer, dê feedback do trabalho deles e proponha soluções para problemas de forma rápida e eficaz.
Oferecer um espaço acolhedor tanto para o colaborador quanto para o cliente conta bastante para a qualidade do atendimento. A boa impressão já é passada no primeiro contato que o cliente ao entrar na clínica. E ela deve permanecer durante todo o tempo em que ele estiver ali.
2. Tenha uma página oficial do seu negócio
Boa parte das estratégias de marketing estão voltadas para o digital. Afinal, é nesse ambiente que grande parte do público está presente e terá o contato inicial com sua clínica e serviços oferecidos. Manter-se ativo e presente nos canais digitais é importantíssimo para a visibilidade do seu negócio e compõe uma das principais ferramentas do marketing que podem ser aplicadas na sua clínica de remoção de micropigmentação.
O primeiro passo para isso é ter uma página/site institucional bem desenvolvido, contendo as informações principais e fundamentais sobre sua clínica e serviços prestados. O cliente buscar o nome do seu negócio no Google e encontra uma página funcional, bonita e com informações fáceis e relevantes já é um grande passo para que você demonstre confiança e credibilidade.
Para criar um bom site institucional observe os seguintes itens:
- Tenha um domínio próprio, registrado pelo órgão competente. Além de passar mais confiabilidade aos clientes, será mais fácil de memorizarem o endereço para acessos futuros;
- Deixe-o funcional, com informações acessíveis. É essencial que todas as pessoas que navegarem pela sua página consigam encontrar as informações que necessitam de forma rápida, clara e objetiva;
- Mantenha-o sempre atualizado. As informações principais da sua clínica, como localização, serviços prestados, formas de atendimento, devem estar atualizadas sempre, além de estarem fáceis de serem encontradas;
- Publique conteúdos relevantes para seu público. Além das informações básicas e oficiais de todo negócio, é interessante mostrar para o seu público alvo toda a expertise que a sua clínica tem. Publique artigos sobre os procedimentos ofertados, ofereça e-books completos sobre o mercado da estética e outros assuntos que agradem seus potenciais clientes;
- Deixe botões de ações disponíveis em todo o site. Se você quer capturar o visitante da sua página, interessado nos seus serviços, facilite o contato dele com a sua clínica. Deixe botões do tipo “fale conosco” ou “saiba mais” disponíveis em todos os conteúdos e abas possíveis. Dessa forma, ele não sairá da sua página sem conseguir demonstrar o interesse em conhecer mais sobre os seus serviços.
3. Aproveite o potencial das redes sociais
Os perfis nas redes sociais ganharam um destaque especial no mundo corporativo por ser uma ponte fácil e rápida entre empresa e clientes. As que estão em maior evidência hoje são o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Elas são importantes ferramentas de marketing para a sua clínica de remoção de micropigmentação.
Mas você não precisa estar presente em todas elas. Opte por ter uma presença marcante naquelas onde a maior parte do seu público está e que te ofereçam maiores possibilidades para negócios. Elabore uma estratégia focada em cada uma.
Dentre elas, considera-se o Instagram a principal aliada do marketing estético. Isso porque por ser uma rede para compartilhamento de fotos, você conseguirá trabalhar muito bem o apelo visual, diretamente relacionado a estética dos seus serviços. Principalmente se forem imagens autorais.
Publique o dia a dia da sua clínica nessa rede. Faça fotos de boa qualidade dos seus espaços físicos, dos procedimentos realizados, de forma a chamar a atenção de quem passa pelo seu feed. Fotos de antes e depois são bastante atrativas nesse segmento. Ao contrário de perfis médicos, na estética não há impedimentos legais para essas publicações. Elas podem – e devem – ser exploradas ao máximo no marketing para clínicas de estética.
Outro ponto interessante nas redes sociais está relacionado ao relacionamento com os clientes. Elas permitem engajamento e interação entre empresa e clientes e entre os próprios usuários. É importante ficar atento ao tempo de resposta aos comentários e dúvidas e a forma como a sua página irá interagir com esse público. Esses dois itens são os que mais determinam como você será avaliado.
4. Invista em anúncios pagos
Uma das melhores formas de levar o seu conteúdo até as pessoas que tem interesse nos serviços ofertados pelo seu segmento e que são potenciais clientes que, por algum motivo, ainda não conheceram a sua empresa é através dos anúncios patrocinados.
A publicidade paga é uma importante estratégia que irá contribui para fortalecimento do planejamento de marketing para a sua clínica de remoção de micropigmentação. Com esse recurso é possível alcançar diretamente o seu nicho de mercado, através da segmentação das campanhas. Pode-se direcioná-las para públicos específicos, de acordo com idade, gênero, localização, interesses, como rejuvenescimento, emagrecimento, dentre outros.
Ao fazer anúncios patrocinados, o seu conteúdo será entregue diretamente para as pessoas que possuem as características definidas no momento do planejamento da ação. Ou seja, de acordo com a verba investida, o seu conteúdo chegará para o seu potencial público.
O Instagram possui uma plataforma voltada para a publicidade paga, o Instagram Ads. Feita através das publicações no feed ou stories, possui alto engajamento, principalmente se o conteúdo estiver na forma de vídeos. Estes são excelentes conteúdos para serem patrocinados.
Sem dúvidas, no mundo digital de hoje as campanhas pagas são as estratégias de marketing para clínicas de estética que serão mais bem sucedidas no seu plano de ação. Procure conhecer o funcionamento de cada um disponível para analisar aquela que irá atender melhor o seu negócio.
5. Mantenha um relacionamento durante e após a venda
Já falamos que um bom atendimento é fundamental para captar e conquistar o seu potencial cliente, certo? Mas o que irá mantê-lo e fidelizá-lo é o relacionamento que irá construir com ele durante e após os tratamentos realizados.
Por isso, é essencial se fazer presente durante todo o tempo que ele estiver realizado o procedimento para remover micropigmentação. E uma ótima ferramenta para isso, muito aceita e utilizada, é o Whatsapp.
Envie mensagens de lembrete e confirmação do agendamento da sessão e instruções que devem observadas antes do procedimento. Pergunte o que seu cliente achou da sessão e se está tudo bem. Após finalização do tratamento, acompanhe a evolução dos resultados. Lembre datas comemorativas, como o aniversário, dia do cliente, dia da mulher. São atitudes simples, mas que fazem total diferença.
Gostou das nossas dicas de marketing para sua clínica de remoção de micropigmentação?
Depois de todas essas informações dadas nesse artigo, ficou claro o quanto as estratégias de marketing poderão auxiliar no crescimento da sua rede de clientes? Aplicar as ferramentas e ações corretas de acordo com o seu público alvo, será fundamental para a expansão do seu negócio, fazendo com que se torne uma referência em clínica de remoção de micropigmentação.