Homem que tem indicação para fazer micropigmentação capilar se olhando no espelho.

Micropigmentação capilar: tudo o que você precisa saber e ainda não te contaram.

A micropigmentação capilar chegou como umas das principais alternativas para aqueles que desejam cobrir as falhas do couro cabeludo mas não querem passar por procedimentos invasivos ou cirurgias.

O procedimento está conquistando seu espaço nas clínicas de micropigmentação, que recebem a cada dia mais novos interessados em recuperar a autoestima perdida pela calvície ou outros fatores que levam a perda dos fios.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a técnica? Abaixo te contamos tudo sobre a micropigmentação capilar: o que é, como funciona, indicações, cuidados e remoção.

Micropigmentação capilar: técnica ultrarrealista de simulação capilar

Assim como sobrancelhas e cílios, os cabelos modulam o rosto de um indivíduo, sendo parte fundamental para composição da aparência física dele. Não tê-los, muitas vezes pode ser considerado uma violação desses padrões estéticos, sendo ligados à perda da qualidade de vida, sofrimento emocional e baixa autoestima.

A queda capilar acomete homens e mulheres, sendo mais comum e agressiva em pessoas do sexo masculino. As causas e intensidade do problema são variadas de acordo com o sexo e etapa da vida de cada indivíduo.

Estudos realizados na Universidade da Columbia Britânica em Vancouver no Canadá, revelaram que 70% dos homens e 40% das mulheres podem ser afetados por perda intensa dos cabelos ao longo da vida. Um número bastante expressivo e que merece atenção, já que desses boa parte desenvolve algum tipo de abalo emocional devido à queda dos fios.

Graças à tecnologia disponível hoje, já é possível encontrar diversos tratamentos para o problema. O mais comum e utilizado é o uso de medicamentos orais e tópicos, acompanhados por um médico dermatologista, cujos resultados são satisfatórios em grande parte dos casos.

Para aqueles que não tem resultados eficazes com tratamentos mais simples, existem duas técnicas que podem ser escolhidas: transplante capilar ou micropigmentação capilar. O primeiro exige alguns pré-requisitos que devem ser seguidos, além de ser um método invasivo e com custo elevado. Já o segundo, apesar de não ser tão falado, é uma técnica mais simples, sem muitas contra indicações, custo mais baixo e resultados positivos esteticamente.

A micropigmentação capilar é um técnica que tem se destacado bastante no mercado, por não se tratar de um procedimento invasivo e simular de forma ultrarrealista o crescimento capilar. Com o uso de uma técnica de micropigmentação específica para esse fim, o profissional faz micropontos pigmentados no couro cabeludo, simulando o fio de cabelo em seu crescimento e criando a sensação visual de preenchimento capilar.

Micropontos de pigmento são injetados na camada superficial da pele

A técnica de pigmentação capilar é realizada através da injeção de tinta na camada mais superficial da pele do couro cabeludo, criando milhares de micropontos no formato de bulbos capilares na sua fase de crescimento inicial do fio.

Para isso, é utilizado um equipamento que possui microagulhas que depositam a tinta na pele por pontilhismo tridimensional. Nesse processo, são necessários cerca de 3 sessões para finalização completa do procedimento, sendo usadas três técnicas distintas em cada uma delas.

1ª sessão:

Na primeira sessão o profissional especialista em micropigmentação capilar realizará um estudo de colorimetria, para identificar a tonalidade exata do cabelo do paciente e reproduzi-lá de forma a ficar o mais fiel possível. Nessa sessão também são feitas as marcações da região a ser aplicada a técnica.

2ª sessão:

Depois de cerca de sete dias, tempo necessário para uma completa cicatrização da pele da região tratada, é realizada a segunda sessão, onde já é possível ver resultados mais aparentes do procedimento. Nesta etapa é realizada a técnica de pontilhismo degradê, que consiste na injeção dos pigmentos da tinta na derme, desenhando uma aparência de folículos de cabelo e criando uma impressão visual de densidade. Aqui já é feita a cobertura total da região.

3ª sessão:

Procedidos cerca de 14 dias após a primeira sessão, a terceira e última etapa é realizada. É criado o efeito tridimensional do procedimento, através da injeção de uma carga maios de tinta na região e dando movimento com a simulação de pequenos fios de cabelo nascendo dos micropontos feitos na segunda sessão.

Todo o procedimento é feito em ambiente de consultório, não sendo necessário internação. É utilizado anestésico tópico, cada sessão dura entre 1h e 2h e o paciente é liberado para suas atividades habituais logo após o procedimento. A micropigmentação capilar é uma técnica praticamente indolor e muito segura.

O resultado final é um efeito 3D que cria uma camuflagem no couro cabeludo e impressiona pela riqueza de detalhes executada em um processo minucioso. Não pode ser confundido com a tatuagem, cujos pigmentos são depositados de forma mais profunda na pele e tem função permanente.

Apesar de toda a segurança do tratamento, é preciso manter cuidados para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios e não fiquem com o aspecto borrado. Recomenda-se o uso de pomadas cicatrizantes por até 5 dias após cada sessão, não realizar exercícios físicos e se expor ao sol durante o tratamento, já que o suor pode causar a expansão do pigmento.

Homens e mulheres podem realizar o procedimento

A micropigmentação capilar é uma excelente alternativa para homens e mulheres, com os mais diversos problemas capilares, que buscam cobrir falhas ou todo o couro cabeludo através da técnica.

É indicado, portanto, para pacientes:

  • que possuem cabelos finos e ralos, devido à calvície ou não, que queiram cobrir as falhas existentes, dando um aspecto de mais volume e mais densidade do cabelo;
  • que possuem calvície total, mais precisamente homens, que desejam dar um efeito de “cabelo raspado” ao couro cabeludo;
  • que não podem ser submetidos ao procedimento cirúrgico, o transplante capilar, por possuírem contraindicações como ter doenças cardíacas, não ter uma boa área doadora, etc;
  • que desejam um melhor resultado estético após o transplante, seja camuflando cicatrizes advindas da técnica FUT ou, simplesmente, desejam mais densidade capilar.

É importante passar por uma avaliação com o profissional técnico que será responsável pelo procedimento, para analisar o histórico de saúde desse paciente, bem como as características físicas da região que receberá a aplicação.

Há procedimentos para fazer a reversão da técnica de micropigmentação capilar

Caso tenha realizado a pigmentação capilar e não tenha ficado satisfeito com o procedimento ou não queira mais manter a manutenção da técnica – que não é definitiva e requer cuidados de tempos em tempos – saiba que é possível realizar a reversão.

O processo para remover micropigmentação capilar é semelhante às técnicas usadas para remoção de tatuagem ou pigmentação de sobrancelhas a laser. O equipamento usado, inclusive, é o mesmo.

A diferença está na forma como o laser será aplicado no paciente, sendo definidos parâmetros do tratamento específicos para apagar cada um dos micropontos de tinta injetados na derme do couro cabeludo. Assim, como na remoção de tatuagem, o laser irá quebrar os pigmentos em micropartículas devido ao calor imprimido pelo equipamento e será eliminado no sistema linfático do paciente.

Inicialmente, os pontos de pigmentos serão substituídos por pequenas manchas esbranquiçadas e, após um períodos, por pontos avermelhados. Com o tempo, a coloração natural da pele irá retomando, aos poucos.

O processo de retirar a micropigmentação capilar é bastante minucioso e trabalhoso, já que para um melhor resultado, o laser deve ser direcionado a cada um dos pontos de folículos criados. É possível encontrar em alguns paciente com calvície total que receberam a pigmentação mais de 20mil pontos de micropontos de tinta.

É importante escolher bem a clínica ou estúdio que irá realizar o tratamento de remoção, cujos profissionais sejam treinados e capacitados para realizar com precisão a técnica. Além disso, observar qual o equipamento de remoção a laser é utilizado no procedimento, como o Inkie Laser. Dessa forma, garantirá que os resultados esperados sejam atendidos e a segurança do procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online