como remover micropigmentação

Remoção de micropigmentação em sobrancelhas faz cair os pelos?

Quando fazemos um procedimento considerado definitivo, como tatuagens ou micropigmentações, e não gostamos do resultado final, a reação mais comum é achar que não tem solução e teremos que conviver com o desenho na pele. Até poucos anos atrás, podia-se dizer que isso era verdade. Mas hoje, com o enorme avanço da tecnologia e um número crescente de bons equipamentos, que tem como remover micropigmentação a laser de maneira eficiente e segura.

Como as técnicas disponíveis ainda podem ser consideradas recentes, existem muitas dúvidas nesse universo que envolve a despigmentação de sobrancelha a laser. E uma delas é o tema principal desse artigo: se o procedimento faz ou não cair os pelos da região.

Antes de respondermos essa questão, é importante entender melhor como funciona o procedimento, as técnicas possíveis de como remover micropigmentação e mecanismos de ação dos principais equipamentos.

O que remove micropigmentação?

Diferente dos tratamentos para remoção de tatuagem – que permitem que outras técnicas sejam aplicadas, como cremes removedores, dermoabrasão e excisões cirúrgicas – a despigmentação de sobrancelha é um procedimento cujos resultados são positivos somente com o uso de laser. Não tem como tirar micropigmentação da sobrancelha com água oxigenada ou uma pomada para clarear micropigmentação, por exemplo.

Isso se deve ao fato de que as sobrancelhas estão localizadas muito próximas aos olhos, área bastante sensível e fundamental para nosso corpo e que merece cuidados redobrados para que intercorrências graves não acontecem.

Além disso, há a presença de pelos, dificulta que outras técnicas sejam utilizadas com eficácia. Por exemplo, não é possível passar por procedimento cirúrgico para remover a tinta, já que os pelos seriam retirados juntamente à pele pigmentada.

Portanto, para quem fez um desenho nas sobrancelhas, não gostou do resultado e deseja apagar o procedimento, afirmamos que o que remove micropigmentação de maneira eficiente e segura é o tratamento a laser.

Como remover micropigmentação?

O primeiro passo para remover a micropigmentação é buscar por uma clínica especializada no procedimento, que possua profissionais qualificados e capacitados para aplicar a técnica e utilize um aparelho a laser com tecnologia adequada para a remoção.

Dentre os disponíveis, o laser Q-Switched Nd:YAG é o mais indicado, já que os pulsos intermitentes ultrarrápidos produzidos pela ponteira são direcionados apenas à tinta. Outro ponto relevante é que esse tipo de laser possui dois comprimentos de onda (532nm e 1064nm), sendo possível remover uma gama maior de cores de pigmentos.

Mas como remover micropigmentação utilizando esse aparelho? O mecanismo de ação do laser se baseia na fototermólise seletiva, ou seja, a ponteira do equipamento libera feixes de luz visível em pulsos ultrarrápidos, capazes de atravessar as camadas da pele e serem direcionadas apenas no foco desejado. Os pigmentos, ao receberem a energia dissipada, são convertidos em calor e quebrados em micropartículas.

Estes pequenos fragmentos, por sua vez, são engolidos e fagocitados pelas células do organismo chamadas de macrófagos, sendo eliminados pelo sistema linfático do corpo. Com isso, a medida que esse processo acontece, a pele vai clareando, até que não haja pigmentos de tinta na região.

Como fica a sobrancelha após a despigmentação a laser?

Por ser um procedimento não invasivo e devido à alta tecnologia presente em grande parte dos equipamentos, o laser age de forma direcionada, passando inofensivamente pela pele e atingindo apenas o pigmento. Com isso, a pele na região mantém-se saudável e preservada.

Mas mesmo que não haja danos à pele, a energia dissipada pelo procedimento faz com que a região aplicada possa apresentar inchaços e vermelhidão logo após à sessão. Esses efeitos tendem a permanecer por cerca de três a quatro dias, desaparecendo logo em seguida.

Os pelos caem após tirar micropigmentação a laser?

Uma grande preocupação dos pacientes que buscam informações de como remover micropigmentação a laser diz respeito à coloração dos pelos após o tratamento. Podemos afirmar que não há motivo para ficar apreensivo, o pelo irá se manter saudável, não havendo queda e nem danos ao posterior crescimento dos fios.

O único efeito que o laser poderá causar nos fios é uma descoloração desse pelo, tornando-o branco, visto que a função do laser é buscar e atingir pigmentos, afim de deixá-los despigmentados. Ao invés de atingir somente o pigmento da micropigmentação, poderá ocorrer também com o pelo.

Geralmente a coloração natural volta após alguns minutos ou algumas horas, podendo demorar um pouco mais dependendo do organismo e característica de cada caso. Se o efeito causar incomodo ao paciente, até que volte ao tom original, é possível realizar tintura nos pelos da sobrancelha ou disfarçar com o uso de maquiagem, como rímel.

Cuidados necessários após tirar a micropigmentação

Durante todo o tratamento é fundamental seguir alguns cuidados para que os resultados finais sejam satisfatórios e dentro do esperado, não causando manchas e cicatrizes na região. Os principais cuidados são:

  • Não fazer nenhum tipo de procedimento nas sobrancelhas entre as sessões de remoção e após total cicatrização quando o tratamento for finalizado;
  • Não ficar exposto diretamente ao sol e, caso seja impossível evitar essa exposição, usar um protetor solar com alto fator de proteção e repor a cada 2h. Usar bonés e chapéus são ótimas opções;
  • Não tomar banhos quentes, já que a região estará sensível ao calor. Banhos mornos a frios causam maior alívio;
  • Não esfregue ou coce a região. É comum aparecerem casquinhas após as sessões, esfregar ou coçar poderá arrancar essas crostas antes do tempo, atrasando o processo de cicatrização e causando manchas;
  • Evitar o uso de maquiagem nas primeiras 72 horas após terminar a sessão;
  • Caso necessário, usar pomadas cicatrizantes, sempre com a indicação do profissional responsável pela aplicação;
  • Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, e ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Online