Foto do Inkie, um equipamento de laser para remoção de tatuagem e micropigmentação

Inkie, o primeiro laser para remoção de tatuagem e micropigmentação com ANVISA no Brasil

Marcar desenhos e formatos na pele já se tornou comum no mundo moderno e plural de hoje. Tatuagens, muitas vezes, são sinais de autoafirmação, de pertencimento a uma tribo, de valorização e homenagens a pessoas e momentos marcantes. Ao mesmo tempo, as micropigmentações de lábios e sobrancelhas elevam a autoestima de quem realiza, realçando ou alterando traços no rosto que são símbolo de beleza e cuidado.

Mesmo com as dificuldades que o estado de pandemia impôs à economia brasileira, o mercado de micropigmentação e tatuagem não para de crescer. São diversos novos estúdios abrindo as portas a cada dia, indo na contramão de setores como de bens de consumo e serviços que demonstraram queda nos últimos dois anos.

Nesse sentido, cresce também aqueles que se arrependem de fazer a tatuagem ou micropigmentação e optam por remover o desenho. E não tem nada de errado em não querer deixar marcado na pele aquele desenho que perdeu o sentido, datas que não remetem mais a bons momentos vividos, nomes de pessoas que não fazem parte mais do convívio. E essa demanda por remover a tatuagem e a micropigmentação está fazendo do laser um dos procedimentos que estão lotando a agenda das clínicas.

O que é fundamental nesse processo é escolher a melhor técnica e equipamento. Atualmente, o que há de mais moderno, seguro e eficaz é fazer a remoção de tatuagem e micropigmentação com o Inkie Laser, da Light Laser.

Mas, afinal, o que faz o Inkie ser a escolha perfeita?

Escolher o Inkie Laser é garantia de oferecer aos pacientes, dos mais variados fototipos, procedimentos que utilizam de tecnologias modernas que irão trazer os resultados esperados no tratamento de remoção de tatuagem e micropigmentação a laser.

Abaixo, vamos explicar todos os detalhes do equipamento e procedimento.

O que é o Inkie Laser?

O Inkie Laser é um equipamento da Light Laser que foi criado e pensado para realização de procedimentos despigmentadores, utilizando o laser para remoção de tatuagem e micropigmentação, dentre outras indicações.

O sistema operacional do Inkie possui tela com toque intuitiva, sendo possível selecionar e ajustar todos os parâmetros que o profissional necessita para aplicação de acordo com as características do paciente, da área a ser tratada e da lesão. Além de reconhecer e adaptar, de forma automática, protocolos de tratamento pré-programados.

O equipamento tem registro na Anvisa?

 O registro de um equipamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é um ato legal e fundamental antes da comercialização do produto. Ter a certificação do órgão garante que a máquina foi fabricada seguindo rigorosas etapas e passou por inspeção, garantindo que está adequada à legislação sanitária e normas regulamentadoras.

Para receber o registro, o equipamento tem que atender critérios estabelecidos em leis e regulamentações específicas, que visam minimizar possíveis riscos que podem ser associados ao equipamento.

O Inkie Laser é um equipamento devidamente credenciado e autorizado pela Anvisa e por todos os órgãos competentes no Brasil sob o número de registro 80832470003. Com isso, a Light Laser garante a qualidade e segurança do Inkie Laser.

Qual a tecnologia empregada no equipamento?

O Inkie utiliza do laser Q-Switched Nd Yag, a tecnologia que tem demonstrando maior eficácia e apresenta maior segurança nos tratamentos de remoção de tatuagem e micropigmentação a laser.

O equipamento age com a liberação de feixes de luz visíveis, que são obtidos no cristal de ítrio-alumínio-granada dopado com 3% de neodímio. Imprime alta potência em pulsos de nanosegundos, cuja frequência de disparos está na faixa de 1 Hz a 10 Hz. A quantidade de luz e calor produzida pela lâmpada de flash e pelas hast YAG, ou seja, a densidade de energia varia entre 1mm a 5mm, podendo ser selecionadas 9 opções de 0.5mm em 05mm.

O laser trabalha com dois comprimentos de onda, que refere-se ao espectro de luz emitida pelo aplicador. É uma tecnologia de nanosegundos, cujo comprimento de 1060nm é utilizado em pigmentos azuis e pretos e o de 532nm em pigmentos vermelhos, rosa, roxo e marrons.

Como funciona a técnica e mecanismo de ação?

O sistema de laser do Inkie é baseado na fototermólise seletiva. O laser Q-Switched Nd Yag libera pulsos de alta intensidade e curta duração. Ao entrar em contato com o pigmento, as partículas pigmentadas absorvem a luz emitida, são convertidas em calor e fragmentadas em pequenos grânulos assimiláveis pelo organismo, que podem ser englobados por macrófagos.

Após a digestão das células, os resíduos serão eliminados pelo sistema linfático do paciente. Com isso, de forma gradual, o pigmento vai ficando mais claro até desaparecer por completo.

Quem pode realizar o tratamento?

O tratamento para remoção de tatuagem e micropigmentação a laser com o Inkie pode ser realizado por todos os fototipos, das peles mais claras às mais escuros. Apenas deve ser levado em consideração que quanto mais clara a pele, melhor será o resultado.

Mas em alguns pacientes é contraindicado realizar o procedimento, como grávidas ou lactantes; com histórico de câncer, doenças imunossupressoras, concomitantes significativas ou que podem ser estimuladas pela luz; fazem uso de medicamentos fotossensibilizantes ou possuem fotossensibilidade em geral; tenham história de hiperatividade do sistema imunológico, de cicatriz com quelóide, de coagulopatias hemorrágicas; que a área a ser tratada possua alguma inflamação ou tenha sido exposta ao sol ou bronzeamento artificial nas 3 ou 4 semanas anteriores.

Quantas sessões são necessárias?

Essa é uma questão muito difícil de ser respondida. Não é possível precisar quantas sessões são necessárias para completa remoção de tatuagem e micropigmentação a laser.

De maneira geral, são indicados protocolos de 6 a 10 sessões que serão reavaliados ao longo do tratamento, já que existem muitas variáveis a serem consideradas. Natureza e qualidade da tinta, tamanho que o desenho ocupa na pele, quanto tempo ele foi feito, profundidade e tipo de pele são alguns deles.

Desde a primeira sessão é possível ver resultado. Tatuagens maiores e mais coloridas precisam de mais sessões para se chegar ao resultado ideal, se comparada às menores e com somente pigmentos pretos.

Qual a duração de cada sessão?

 Cada sessão a laser para despigmentação de tatuagem e lesões pigmentadas dura entre 10 e 20 minutos, dependendo das características da área a ser tratada e do tamanho do desenho. A curta duração do pulso de calor, na ordem de nanossegundos do Inkie Laser, faz com as sessões sejam mais rápidas e com menores efeitos colaterais.

Qual o intervalo necessário entre as sessões?

 Como o ciclo completo de crescimento da pele gira em torno de 4 a 6 semanas, é recomendada a aplicação do laser uma vez a cada 30 ou 40 dias. É fundamental aguardar o descanso e regeneração da derme antes da próxima aplicação e seguir todos os cuidados orientados pelo profissional, para que os resultados finais sejam os melhores possíveis.

Qual o valor de cada sessão?

 Para a formação do feixe de luz o equipamento Inkie depende de uma ampola química recarregável, utilizada a cada disparo. Por isso, o valor da sessão deve ser calculado a partir da medição e condições da área a ser tratada, sabendo a quantidade necessária desses disparos.

Baixar o guia para remoção de tatuagem

O procedimento é dolorido?

 Não podemos dizer que o laser para remoção de tatuagem e micropigmentação é indolor. Mas observa-se que a sensação dolorosa das aplicações é somente durante os disparos e é muito bem tolerada pelos pacientes. É possível utilizar anestésicos para melhorar o conforto ao longo da aplicação.

Quais os cuidados durante e após o tratamento?

 Como o alvo do laser no Inkie é apenas o pigmento, o contato desses feixes de luz com a pele é menor do que em outros tipos de lasers, o que faz com que a área circundante não seja danificada.

Então, o procedimento é muito mais suave que outros, não sendo necessário o tempo de recuperação pós procedimento. O paciente pode sair da sessão e retornar às suas atividades normais.

Mas é importante manter uma rotina de cuidados, como:

– Lavar a área tratada com água morna e sabonete neutro nos três primeiros dias pós sessão, não esfregando a região;

– Aplicar uma pomada cicatrizante caso avalie ser necessário;

– Evitar tomar sol, expondo a área a irradiação, nos primeiros dias pós aplicação;

– Utilizar protetor solar na área;

– Não remover as “cascas” que podem surgir do processo de cicatrização;

– Evitar atrito na área tratada, inclusive de roupas.

Sabendo escolher o profissional responsável pelo tratamento e tomando todos os cuidados recomendados por ele, o resultado será muito mais satisfatório.

Depois de todo esse conhecimento, não restou dúvidas que o Inkie Laser possui a melhor tecnologia a laser para remoção de tatuagem e micropigmentação do mercado né? Ele é o equipamento mais seguro por possui certificação da Anvisa e o mais moderno, garantindo procedimentos com os melhores resultados visíveis pelos pacientes logo na primeira sessão.

Preencha o formulário abaixo e receba o contato de uma consultora para saber como ter essa tecnologia aí na sua clínica!

 

22 comentários em “Inkie, o primeiro laser para remoção de tatuagem e micropigmentação com ANVISA no Brasil”

    1. Boa tarde, tudo bem? Favor preencher o formulário de contato, que nossa equipe entrará em contato com você para passar as informações e valores.Sobre o curso, sim. Nós disponibilizamos o curso para operação do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online