Homem deitado sendo submetido a uma sessão de laser para remoção de tatuagem

Lasers para remoção de tatuagem: existem diferenças entre eles? Descubra aqui!

Foi-se o tempo em que aqueles que se arrependessem de ter feito uma tatuagem não tinham recursos disponíveis para apagá-la. Se pensarmos em 10 anos atrás, o principal método para remover tatuagens era a excisão cirúrgica. Era necessário passar por um procedimento invasivo para se livrar do desenho marcado na pele. Hoje com a tecnologia de laser para remoção de tatuagem, isso mudou!

Graças ao avanço da tecnologia, que tem buscado soluções cada vez mais modernas e seguras, já é possível encontrar equipamentos para remover tatuagem que são muito eficazes e suprem a demanda crescente desse mercado.

Vamos traçar neste artigo um panorama geral dos principais lasers usados para remoção lesões pigmentadas, afim de ajudar você a escolher o que melhor se enquadra para as suas necessidades profissionais.

Quais lasers são usados para remoção de tatuagem?

Os lasers para remoção de tatuagem mais indicados no mercado hoje são os que possuem a tecnologia Q-Switched, já que ela foi desenvolvida e projetada para alcançar e fragmentar os pigmentos encontrados nas camadas dérmicas.

O que a difere dos laser comuns é a maneira com que a ponteira projeta os feixes de luz. Nos lasers tradicionais, a emissão da luz é feita de forma contínua. Os lasers Q-Switched produzem pulsos de maneira intermitente, com duração ultrarrápida, tornando a energia emitida concentrada em rajadas muito eficientes.

O termo refere-se justamente a esse tipo de pulso emitido pela ponteira, sendo que o nome Switched vem dessa capacidade de concentração da energia em pulsos curtos intensos e o Q do fator do ressonador a laser.

São três os tipos existentes de laser:

  • Q-Switched: Ruby (694nm): O laser Ruby foi o primeiro disponibilizado no mercado, possui comprimento de onda de 694nm e emite luz vermelha. Tem melhores resultados para remoção de tintas escuras, como preto e azul, e em tatuagens amadoras. Mas pode deixar a região aplicada com um tipo de hipopigmentação transitória, onde a mancha irá sumir com o passar do tempo.
  • Alexandrite (775nm): O laser do tipo Alexandrite possui comprimento de onda de 775nm e remove o pigmento de cor verde de forma bastante eficiente. Tem bons resultados para tatuagens coloridas, mas não atinge os pigmentos de cor escura de forma que os elimine totalmente.
  • Nd:YAG (532nm e 1064nm): Já o laser modelo Nd Yag emite dois comprimentos de onda diferentes:  532nm e 1064nm. O primeiro deles remove pigmentos vermelhos, amarelos e laranjas e o segundo os pigmentos preto e azul. Com isso, é um laser bastante versátil e que consegue atender bem a remoção de tatuagens de diferentes pigmentos.

O que é laser nanosegundos?

Como já foi dito anteriormente, o equipamento de laser para remoção de tatuagem trabalha com a emissão de feixes de luz visível através de uma ponteira. Eles são classificados como lasers pulsados com pulso curto em nanossegundos. Isso quer dizer que a luz emitida é capaz de fragmentar a tinta da tatuagem em frações de nanossegundos.

Esse disparo de forma muito rápida e concentrado especificamente no pigmento evita que seja necessária uma exposição prologada do laser na pele, não havendo danos ao tecido adjacente à área tratada. A pele se mantem íntegra e saudável.

Como funciona o laser na remoção de tatuagem?

O princípio básico do equipamento para remoção de tatuagem a laser é do fototermólise seletiva. O aparelho emite pulsos de luz, dotados de alta energia, que penetram as camadas da pele até atingir os pigmentos de tinta da tatuagem.

Por sua vez, esses pigmentos recebem a energia, são convertidos em calor e quebrados em micropartículas. Os macrófafos, importantes células do nosso sistema imunológico, envolvem os fragmentos de tinta no conhecido processo de fagocitose de partículas estranhas. Com isso, o sistema linfático do paciente elimina os pigmentos de tinta.

A medida que o organismo elimina os pigmentos, haverá o clareamento da região tratada até que o desenho tatuado desapareça por completo.

Banner-horizontal-Inkie

Qual diferença entre os equipamentos para remoção de tatuagem?

Como visto, atualmente existem variados modelos e tipos de equipamento para remoção de tatuagem a laser disponíveis no mercado. A tecnologia utilizado em todos eles é basicamente a mesma, mas o que irá diferenciar um equipamento do outro é a forma como ele irá conduzir essa tecnologia.

Alguns aparelhos possuem uma estrutura mais simples, com menores possibilidades de ajustes de parâmetros e protocolos, muitas vezes sendo o profissional responsável por regular todas as funções para que se enquadrem no tipo de uso. Além de não permitirem que realize-se outros procedimentos no mesmo equipamento.

Outros aparelhos já tem estruturas mais modernas, de mais fácil manuseio, como é o caso do Inkie Laser, da Light Laser. Esse equipamento permite que se execute os protocolos de laser para remoção de tatuagem de forma mais efetiva e com melhores resultados. Além disso, possui uma abrangência maior dos procedimentos para remoção de áreas pigmentadas, como melasmas e manchas de exposição ao sol, e permite que outros tipos de tratamento sejam feitos.

O Inkie, por exemplo, é um aparelho multifuncional usado, também, para realizar um dos procedimentos mais procurados nas clínicas de estética da atualidade, o Black Peel. Usando da combinação de uma máscara de carvão ativado e o laser emitido pelo equipamento, há uma limpeza profunda de impurezas dos poros da pele, promovendo resultados fantásticos.

Qual melhor aparelho para remover tatuagem?

Se tivermos que eleger o melhor equipamento para remoção de tatuagem a laser, o Inkie Laser é a escolha certa. Um aparelho multifuncional, moderno, que utiliza da tecnologia Q-Switched Nd Yag na remoção de tatuagem de diferentes pigmentos.

Esse aparelho possui uma interface operacional intuitiva, sendo possível selecionar protocolos de tratamento pré-definidos inteligentes. Possui visor de fluência, indicadores de emissão do laser e ponteira projetada para garantir a máxima eficiência.

Com design moderno e arrojado, o Inkie possui interruptor de chave, botão de desligamento de emergência remoto, conector de acionamento de pedal e botão de disparo da manopla. Funcionalidades que facilitam muito na rotina diária dos atendimentos, tornando-as mais rápidas e eficazes.

E além de tudo isso, o Inkie possui toda regulamentação necessária, com as devidas certificações e registro na ANVISA. O que garante a procedência, qualidade, confiabilidade e segurança.

O Inkie Laser é uma excelente opção de investimento para clínicas e profissionais que desejam, com um único equipamento, atender demandas diversificadas de clientes e procedimentos diários. Como pode ser usado em múltiplos tratamentos, além do foco principal na remoção de tatuagem a laser, os benefícios são consistentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Online