O mercado de remoção de tatuagem a laser está em plena expansão. São diversos novos negócios surgindo a cada ano no Brasil, seguindo a onda de saldos positivos do segmento que envolve a beleza e saúde.
Observado um panorama geral, o Relatório Anual do Global Entrepreunership Monitor de 2020 apontou que 23% da população economicamente ativa no Brasil tinha interesse e estava se planejando para abrir um novo negócio nos últimos 3,5 anos. Comparando com a maior potência do capitalismo no mundo, nos Estados Unidos a taxa girou em torno de 17%.
E se buscarmos dados mais específicos do segmento de estética, chegamos aos dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que comprou que as empresas de procedimentos estéticos no Brasil têm um faturamento de R$ 168,07 bilhões ao ano.
Um desses segmentos cujas expectativas de crescimento são constantes é o mercado de remoção de tatuagem a laser. Ao mesmo passo que cresce o número de interessados em marcar na pele um desenho ou momento importante, existem aqueles que já se arrependeram do procedimento e querem apagá-lo.
É um nicho que está em alta e torna-se uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam investir na área e aumentar o faturamento das suas clínicas ou estúdios.
O que saber antes de investir?
É normal criar uma expectativa grande em relação ao serviço que deseja prestar. Mas é importante manter os pés no chão, abrir a mente para possíveis mudanças nos seus planos e adaptá-los às reais necessidades do mercado.
Antes de abrir qualquer negócio é muito importante analisar todos os fatores que o envolvem para, então, traçar qual o melhor caminho a seguir que irá de acordo com os seus objetivos como empreendedor.
Abaixo criamos uma lista com tudo que deve ser observado antes de investir.
1. Fazer uma análise do mercado
O primeiro e importante ponto que deve ser observado por quem deseja investir no mercado de remoção de tatuagem a laser diz respeito a análise dele. O empreendedor deverá fazer um levantamento completo do comportamento do segmento, visando conhecer melhor o mercado que deseja atuar e público de interesse.
Essa análise pode ser entendida como uma pesquisa aprofundada cujo objetivo é colher informações gerais e pontos chave relacionados ao seu mercado de remoção de tatuagem. Ou seja, é um estudo para coletas de dados que levantarão quais são os pontos fortes e fracos, qualidades e ameaças desse mercado de atuação e poderão impactar o seu negócio positivamente ou não.
Essa pesquisa deve ser focada em três pontos principais: clientes, concorrentes e meio.
Traçar um perfil do seu público-alvo, que pode ser feito através da criação de uma persona que o represente, analisar a praça que você pretende atuar e o desempenhos dos possíveis concorrentes do seu negócio, ajudará a posicionar melhor a empresa e/ou serviço.
A análise de mercado é um trabalho criterioso, que deve ser feito com muita cautela e de forma minuciosa. Entender todas as variáveis que estão atreladas ao mercado de remoção de tatuagem é fundamental para traçar o cenário do segmento e caminho a ser seguido.
Normalmente, a análise de mercado está relacionada ao plano de negócios da empresa, item que veremos logo a seguir.
2. Fazer o plano de negócios
De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo Sebrae SP, a principal causa para o fechamento de empresas é a falta de planejamento nas etapas iniciais prévias. Foi identificado que das pessoas entrevistadas, 55% não tinham feito um Plano de Negócios antes da abertura do empreendimento.
Mas o que é um Plano de Negócios e por que ele é tão importante?
Pelo termo podemos entender como um documento escrito que irá conter de forma detalhada todas as informações cruciais que definirão o futuro da empresa. O Plano de Negócios descreverá quais etapas devem ser cumpridas para o alcance dos objetivos da empresa com o mínimo de erros possível.
Nesse planejamento constarão dados de todos os fatores que envolver o mercado de remoção de tatuagem e da sua empresa em específico, como seu ramo de atuação, perfil dos seus possíveis clientes, situação da concorrência e fornecedores, e serviço que será prestado.
Percebeu como as variáveis abordadas no plano de negócios são bem próximas da análise de mercado? Como já dissemos, um está diretamente ligado ao outro. Juntos serão um instrumento norteador que identificará o andamento da empresa.
Um plano de negócios precisa conter algumas partes básicas, que serão adaptadas de acordo com a área de atuação e escopo da empresa. Veja a seguir quais são fundamentais serem apresentados no documento:
- Sumário executivo – Descrição do negócio (nome, CPNJ ou CPF, missão, atuação), organograma e apresentação dos empreendedores ou pessoas chave.
- Análise de mercado – Estudo dos clientes, concorrentes, fornecedores, dimensão do mercado, tendências, necessidades.
- Plano econômico-financeiro – Custos, projeções, lucros, retorno, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio.
- Plano de marketing – Descritivo do serviço, precificação, promoções, canais de venda e divulgação, propagandas, atendimento.
3. Definir em qual equipamento investir
Para ingressar no mercado de remoção de tatuagem a laser não é preciso um investimento muito grande. Principalmente porque os empreendedores que optam por oferecer esse procedimento já possuem uma clínica ou estúdio montado e irá, apenas, englobar mais um serviço na sua cartela de atendimentos.
Mesmo que o espaço seja adaptado para realizar o novo tratamento e a equipe de profissionais seja a mesma já contratada, tem um ponto que deve ser dada total atenção na abertura desse negócio: a escolha do equipamento para retirar tatuagem que será usado no espaço.
A escolha assertiva do aparelho de remoção de tatuagem será peça fundamental para o sucesso do negócio. Pois é ele que será responsável pelos resultados positivos dos tratamentos realizados e satisfação dos clientes. Lógico, sem esquecer do profissionalismo e competência dos colaboradores que irão operá-lo e proceder com os atendimentos.
São diversas as máquinas disponíveis hoje no mercado. Para escolher um bom equipamento, que irá satisfazer as necessidades da sua clínica ou estúdio, garantindo segurança e eficácia para os clientes, faça uma pesquisa dos fabricantes. Analise a procedência da empresa que o fabrica, a expertise de mercado que ela tem e se os produtos atendem a regulamentação necessária.
Aliás, é um grande erro comprar um aparelho de remoção de tatuagem que não possua a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. O registro é a garantia de que aquele equipamento atendeu todas as normas estabelecidas na legislação e está apto a ser comercializado. É a segurança de que está trabalhando com um produto com mínimos riscos de intercorrências.
Opte por um modelo que te trará maiores vantagens competitivas, que utilizem de tecnologias de ponta e interfaces intuitivas e de fácil manuseio, como o Inkie Laser. O mercado de remoção de tatuagem a laser é exigente. Portanto, para estar a frente é preciso ofertar aos clientes o que há de melhor e mais seguro.
4. Escolher a equipe, investindo em capacitação
Uma clínica ou estúdio com equipamentos de alta tecnologia sem profissionais experientes e competentes não trará nenhum resultado positivo. A equipe que atuará no negócio tem que ser capacitada e preparada para atuar da melhor maneira possível em todas as etapas que compõe o atendimento e processo de vendas.
O colaborador responsável pelo repasse das informações iniciais, aquele que ficará por trás dos canais de divulgação e relacionamento e os designados para a rotina administrativa não precisa entender a fundo as técnicas e protocolos que envolvem o mercado de remoção de tatuagem. Mas é essencial que conheça o tratamento e saiba sanar as dúvidas gerais que surgirem.
Ao contrário do profissional que será responsável pelas consultas de avaliação e realização das sessões do tratamento em si. Estes devem dominar o assunto, estar atentos às atualizações e inovações do mercado e saber desempenhar a técnica com precisão. Para tal, precisam passar por treinamentos constantes para que desenvolvam habilidades e competências nas mais diversas esferas.
5. Estruturar um plano de marketing
Já citamos o plano de marketing lá atrás, quando falamos do plano de negócios. Essa é um dos componentes que o compõe e tem um destaque muito grande na buscar pelos resultados positivos da empresa.
O Plano de Marketing é um guia que elenca as estratégias de marketing que serão adotadas na sua empresa, direcionando as ações que serão desenvolvidas para se chegar ao resultado esperado. Com base em informações que incluem objetivos, análises, indicadores, é elaborado um documento orientativo com o planejamento da área.
É uma importante ferramenta de gestão, e pode ser estruturado de forma mais simples e básica ou mais completa e elaborada. Abaixo sugerimos um escopo básico de como um plano de marketing deve ser apresentado.
- Diagnóstico da empresa e ambiente – Um breve descritivo da situação da empresa, apontando pontos fracos e fortes, oportunidades que ameaças, bem como levantar dados do macroambiente e do microambiente.
- Análise da concorrência – Estudo detalhado do comportamento da concorrência. Identificar como os empreendimentos que fazem parte do mercado de remoção de tatuagem estão atuando, tanto em relação a forma de comunicar com o cliente e se organizar os seus processos.
- Definição de público e posicionamento – Definir quem é o grupo de consumidores cujas necessidades são atendidas pelo seu negócio e merecem que as atenções de marketing sejam direcionadas. E como a sua empresa quer ser percebida por esse público, qual a imagem que quer transmitir.
- Definição de objetivos e estratégias – Definir quais são as metas propostas pelo marketing, de forma específica, mensurável, atingível, realista e com prazo, e quais caminhos a serem usados para fazer com que esses objetivos sejam concretizados.
- Recursos e orçamento – Pensar em quais os recursos e verba serão necessários para colocar todas as ações para funcionar. Envolve aquisições, contratações, treinamentos e outras despesas.
- Cronograma e responsáveis – Definir um cronograma de execução do plano de marketing e quais serão as pessoas que ficarão responsáveis por cada uma das estratégias.
E agora, depois de tudo que leu a respeito, está preparado para investir no mercado de remoção de tatuagem?
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