Micropigmentação labial

10 coisas que você precisa saber sobre a micropigmentação labial

Os lábios são parte fundamental para a composição estética do rosto, sendo relacionados ao conceito de beleza e juventude. Cada dia mais as mulheres tem se preocupado com o cuidado com essa parte do corpo, procurando por procedimentos estéticos capazes de realçar o formato, contorno e cor dos lábios.

A micropigmentação labial tem ganhado bastante adeptos nos últimos anos, tornando-se um dos procedimentos mais procurados nos centros de beleza espalhados por todo o Brasil. Já realizada na região das sobrancelhas, as técnicas de micropigmentação evoluíram ao longo dos anos, hoje sendo possível de serem realizadas também em lábios e couro cabeludo.

Quer fazer o procedimento mas tem dúvidas? Vamos te ajudar a entender o que é a micropigmentação labial, como é aplicada a técnica e outras informações importantes para sua tomada de decisão. Vamos lá?

O que é micropigmentação labial?

Também conhecido como dermopigmentação labial, o procedimento consiste na aplicação de pigmentos nos lábios com a finalidade de alterar o tom da pele labial, definir melhor o contorno dessa região, corrigir pequenas assimetrias e disfarçar sinais de envelhecimento. É bastante procurado por pessoas que possuem lábios finos, menos volumosos e de coloração pálida ou escura.

A micropigmentação labial, também, pode ser indicações clínicas, como em casos onde o paciente tem perda de tecido na boca causada por acidentes ou queimaduras, fissura labiopalatal e deformidades genéticas nos lábios.

 

Além de definir o contorno do lábios e alterar a sua coloração, o processo de esfoliação do procedimento promove a regeneração do tecido labial, reconstruindo o colágeno após a cicatrização. Com isso, os lábios ficam mais vistosos e com aparência saudável.

A micropigmentação labial pode ser comparada a uma maquiagem semipermanente com efeito duradouro ou uma tatuagem. Com a diferença de que a implantação dos pigmentos são feitas apenas na camada mais superficial da pele, a epiderme. Por isso, inclusive, tem uma duração aproximada de 1 a 2 anos, sendo necessário fazer reaplicação após esse período.

Como é feita a micropigmentação labial?

O primeiro passo para fazer uma micropigmentação labial é passar por uma avaliação com o profissional responsável pela aplicação. Nesse momento inicial, será analisada a situação clínica do paciente e características do tecido labial, definindo qual a coloração a ser usada.

A cor é escolhida pelo paciente dentre uma cartela de tons a partir de bases nas cores rosa, vermelho ou coral. Para que o resultado seja o mais natural possível, o profissional irá orientar qual base será adequada para cada paciente, levando em consideração a cor da sua lâmina labial.

A técnica em si consiste na aplicação do pigmento escolhido na epiderme dos lábios, por meio de pequenas agulhas presentes na ponta de um aparelho chamado dermógrafo. O desenho deve ser feito na linha dos lábios, como um contorno, e não por fora dele. Tem a função de delimitar melhor a área quando é mais apagada e para dar formato.

Por ser uma região cuja pele é mais fina que em outras parte do corpo, é importante que essa implantação seja de forma mais suave possível, com movimentos cautelosos para que não haja traumas e formação de hematomas.

O que você precisa saber sobre a micro labial?

Agora que você já sabe o que é a micropigmentação labial e como ela é feita, vamos elencar alguns tópicos importantes para não deixar nenhuma dúvida sobre o procedimento.

1. Qualquer pessoa pode fazer?

Como em grande parte dos procedimentos estéticos, não é todo mundo que pode realizá-lo. Existem contraindicações, como:

  • Pessoas que são muito alérgicas ou com histórico de cicatriz queloide;
  • Pessoas em tratamento de câncer, com diabetes descompensada ou que fazem uso de anticoagulantes;
  • Pessoas que possuem lesões na região dos lábios, acne inflamatória, verrugas ou molusco contagioso no rosto;
  • Pessoas que possuem herpes labial ou infecções bacterianas;
  • Grávidas e lactantes.

2. Quanto tempo dura a sessão?

A primeira sessão de micropigmentação labial dura de 1h30 a 2h, dependendo da técnica e propósito da aplicação. Após 30 dias é necessário fazer um retoque, cuja duração da sessão é menor.

3. Quanto tempo dura a micropigmentação labial?

A durabilidade da cor do pigmento nos lábios vai variar de 1 a 2 anos, de acordo com o organismo da pessoa e cuidados que ela tiver pós procedimento. Com o passar dos meses o processo de regeneração natural do organismo será responsável por clarear o pigmento, sendo necessário faze retoques ou reaplicação.

4. O procedimento dói?

A micropigmentação de lábios pode causar um desconforto, sim, que vai de leve a moderado de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. Podem ser usados anestésicos tópicos afim de aliviar e inibir a dor.

5. A cor final será mesma de logo após o procedimento?

Não. Logo que finalizada a sessão a cor estará bem viva e realçada. Com o passar do processo de cicatrização, haverá perda da intensidade da cor em cerca de 30% a 40%, deixando um aspecto mais natural nos lábios.

6. Como é o processo de cicatrização?

Logo após a sessão, os lábios estarão um pouco inchados e sensíveis, processo que dura alguns dias. Após 2 dias da realização da micropigmentação, os lábios soltarão umas casquinhas, que permanecerão por cerca de uma semana. É importante não retirar as cascas para não atrasar o processo de cura da pele. Usar apenas hidratante labial com filtro solar.

7. Qual o preço de uma micropigmentação labial?

Não é possível precisar um valor exato do procedimento, já que mudará de acordo com a região e com a expertise da clínica e do profissional que aplicará. Os valores tendem a ficar em torno de R$400,00 a R$1.000,00.

8. Existe um preparo antes do procedimento?

Sim. Os lábios precisam estar bem hidratados para que a tintura penetre na pele de forma correta e tenha boa fixação. Por isso, é importante iniciar a hidratação com pelo menos uma semana de antecedência, usando hidratantes específicos para os lábios. Além disso, os lábios devem estar sem nenhum tipo de lesão, sendo necessário tratá-la para que estejam totalmente cicatrizadas no dia da aplicação.

9. Quais os cuidados pós micropigmentação labial?

Os cuidados após o procedimento são muito importantes e devem ser seguidos. No processo de cicatrização aparecerão casquinhas que não devem ser retiradas. Na primeira semana deve evitar o uso de batom ou outro tipo de maquiagem, assim como não consumir alimentos quentes. É necessário, também, manter a região sempre limpa e o uso de hidratante labial com fator de proteção solar.

10. Caso arrependa do procedimento, é possível remover?

Sim, existem técnicas que tornam possível realizar a remoção da micropigmentação labial. É importante escolher a tecnologia e o equipamento certo para que os resultados sejam os esperados. O Inkie Laser é um dos mais modernos disponíveis no mercado. Possui alta tecnologia impregnada através do seu laser Q-Switched ND Yag, além de funcionalidades e protocolos inteligentes e intuitivos.

Saiba onde realizar sua micropigmentação labial

Agora que já sabe todos os detalhes da micropigmentação labial e tirou as dúvidas sobre o procedimento, é hora de escolher onde realizar a técnica com total segurança e garantia de bons resultados.

Separamos para vocês uma lista de clínicas espalhadas pelo Brasil que realizam a técnica. Escolha a mais próxima de você e tenha lábios lindos!

 

 

 

28 comentários em “10 coisas que você precisa saber sobre a micropigmentação labial”

  1. Marlene Costa

    Oi bom dia

    Essas informações me ajudou muito a tirar algumas dúvidas sobre esse assunto
    Foram ótimas as informações

    1. Boa tarde! A decisão sobre o uso de medicamentos como forma profilática de patologias, como por exemplo a Herpes, fica a critério do profissional que irá te atender, conforme avaliação feita pelo mesmo.

  2. Eu fiz micro labial , depois de 20 dias fiz retoque..
    Perdi meu dinheiro , meus lábios não ficou com cor nenhuma ..tá normal …nunca mais faço isso

    1. Bom dia, tudo bem? Lamentamos que sua experiência tenha sido ruim. Mas caso deseje remover a micropigmentação, procure uma clínica que possua o Inkie Laser que tenho certeza que você ficará satisfeita.

  3. Não sei se a profissional ficou com medo de colocar tinta ou ela não sabe mesmo..mas nem parece que fiz micro labial.. perdi meu dinheiro

    1. Bom dia, tudo bem? Lamentamos que sua experiência tenha sido ruim. Mas caso deseje remover a micropigmentação, procure uma clínica que possua o Inkie Laser que tenho certeza que você ficará satisfeita.

  4. Realizei ontem uma micropigmentação labial, para a minha surpresa sofri muito durante o processo e hoje acordei com lábios todo inchado e com hematomas em toda a boca, estou completamente decepcionada.Lembrando que não possuo herpes labial ou nada do tipo, mas pela dor que senti penso que a mão da profissional estava um pouco pesada e realmente fez lesões pois são exatamente nos locais que mais doía na hora.

    1. Sempre faço a micro,fico muito satisfeita..a primeira vez achei que não pegou…fiz o retoque quanto passa uns 20 dias fica ótimo…tem 4 anos que faço,adorooo.faco olhos,sombrancelha e bocas🥰

  5. Fiz a micropigmentação labial ontem, os lábios ficaram um pouco inchados, hoje já está praticamente normal. Não quis uma cor muito forte, somente para realçar o tom dos lábios. Adorei, doeu um pouco no momento, mais super suportável.

    1. Bom dia, tudo bem? A mudança de cor na micropigmentação pode acontecer por diversas causas, e não unicamente por ser fumante (ou não). A qualidade do pigmento, a técnica de execução do profissional e os cuidados pós procedimento também são fundamentais para que as cores da micropigmentação se adequem à pele e demonstrem a real cor.

  6. Clothing Baby

    uso aparelho, ele atrapalha em algo ?
    tenho manutençao do mesmo no dia seguinte a micro posso fazer normal ?

  7. Lucélia anjos

    Oi me ajude, a parte de cima da minha micro é as bordas ficaram mais escuras que a cor do meu lábio embaixo. Como faço para clarear ? Só com laser? Estou muito triste 😞

  8. maria vitória

    boa noite, hj faz uma semana da minha pior decisão, fiz uma micro labial com uma das melhores profissionais da minha cidade, pois queria algo de qualidade, sofri bastante no procedimento mesmo com a anestesia, após o procedimento no mesmo dia começou a descascar, muita ardência, após 2 dias me deu herpes, e uma ferida no meio dos lábios que você não imagina a dor que eu estou sentindo, muita ardência, fica sangrando, mesmo usando todas as pomadas que a profissional me indicou, sem contar que fiz o procedimento justamente pra cobrir uma mancha branca que tenho nos lábios e não cobriu, falei com a profissional e ela disse que isso é normal!
    posso pedir meu dinheiro de volta ??

    1. Bom dia, tudo bem? Infelizmente não conseguimos te orientar, visto que esta é uma conduta do profissional responsável pelo seu procedimento. Recomendamos que o procure, converse sobre a situação e tente entrar em um acordo. Esperamos que consiga resolver da melhor forma. Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online